A escatologia indica a parte da teologia que estuda as fases finais ou extremas da vida humana ou do mundo, como morte, juízo universal, pena ou castigo extraterreno e fim do mundo. E poucos filmes conseguem retratar este período terrível e final da nossa existência como Threads. Um misto ficção e documentário produzido pela BBC em 1984, o filme retrata o resultado de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e União Soviética, mais especificamente o impacto em uma pequena cidade do norte da Inglaterra chamada Sheffield.
Em 1965, a BBC produziu The War Game, um pseudodocumentário que retrata uma guerra nuclear e suas consequências. Escrito, dirigido e produzido por Peter Watkins, o filme causou consternação na BBC e no governo devido ao seu teor realista e desconcertante, e sua estreia na programação da emissora foi cancelada. O filme estreou no National Film Theatre em Londres, em 13 de abril de 1966, mas só seria exibido na televisão britânica em 31 de julho de 1985.
A produção de The War Game tem origem em 1955, quando um comitê secreto do governo britânico liderado por Sir William Strath, que havia trabalhado no desenvolvimento da bomba atômica durante a guerra como parte do Projeto Manhattan na América, relatou aos ministros as consequências teóricas de um ataque nuclear ao Reino Unido:
"A guerra com bombas de hidrogênio seria uma guerra total em um sentido não concebido até agora. A nação inteira estaria na linha de frente. A vida e a propriedade seriam obliteradas por explosões e fogo em grande escala. Um ataque do tamanho presumido [10 bombas] desencadearia uma força explosiva equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT. Isso é quarenta e cinco vezes maior que a tonelagem total de bombas lançadas por todos os Aliados sobre a Alemanha, a Itália e a França ocupada durante toda a última guerra."
Na década de 60, a emissora britânica procurava dar novo impulso criativo às suas produções e explorar questões contemporâneas, e assim as portas da emissora se abriram para Peter Watkins, contratado por Huw Wheldon; Watkins chegou com a missão de fazer um filme que retratasse o cenário descrito por Sir William Strath – The War Game.
Watkins fala em detalhes sobre a produção e motivações que o levaram a fazer o filme. Central ao seu roteiro será a busca por mostrar a realidade de uma guerra nuclear para além do discurso oficial, e assim romper o silêncio da mídia da época sobre o tema:
"As filmagens ocorreram no início de 1965, nas cidades de Kent de Tonsbridge, Gravesend, Chatham e Dover. Mais uma vez, o elenco era quase inteiramente formado por amadores, encontrados por meio de uma série de reuniões públicas em Kent alguns meses antes. Grande parte das filmagens, incluindo as cenas da tempestade de fogo, foram feitas em um quartel militar abandonado em Dover.
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Repeti o estilo “você está aí” do imediatismo do noticiário. Meu propósito, como em 'Culloden', era envolver 'pessoas comuns' em um estudo extenso de sua própria história - só que desta vez o assunto envolvia eventos potencialmente iminentes, pois a ameaça de uma guerra nuclear em grande escala era muito real naquele momento. naquela época. Houve, no entanto, uma diferença estilística importante neste filme. Entrelaçadas entre as cenas da 'realidade' estavam entrevistas estilizadas com uma série de 'figuras do establishment' - um bispo anglicano, um estrategista nuclear etc. guerra nuclear - foram na verdade baseadas em citações genuínas. Outras entrevistas com um médico, um psiquiatra etc. foram mais sobressalentes e forneceram detalhes sobre os efeitos das armas nucleares no corpo e na mente humanos. Neste filme, eu estava interessado em quebrar a ilusão da “realidade” produzida pela mídia. Minha pergunta era: “Onde está a ‘realidade’? ... na loucura das declarações dessas figuras do establishment iluminadas artificialmente, citando a doutrina oficial da época, ou na loucura das cenas encenadas e fictícias do resto do meu filme, que apresentavam as consequências de suas declarações? e, para esse fim, eu consistentemente entrecortei as referidas entrevistas. Obviamente, além da questão da forma, estava minha preocupação em usar o filme para ajudar as pessoas a quebrar o silêncio da mídia sobre a corrida armamentista nuclear."
Em seus 46 minutos de duração, The War Game descreve um cenário desolador, onde os esforços do governo britânico para amenizar o impacto de um ataque nuclear se mostram ineficazes; ousadamente o documentário mostra como nenhuma medida garante a segurança das pessoas; os sobreviventes dos ataques estão feridos, queimados, cegos; os hospitais não têm condições de cuidar de todos; aqueles sem esperança de recuperação são mortos pelas forças policiais; os sobreviventes sofrem de traumas psicológicos severos; a contaminação radioativa é geral e mortal; os cadáveres são tantos que é impossível enterrar todos e são queimados pelo exército; a fome e a anarquia se espelham; a violência é uma epidemia rápida e mortífera; e a única alternativa para o governo é impor a lei marcial. Mas mesmo isso pouco importa mais, pois o futuro está morto. Em uma cena que antecipa em ao menos 10 anos o niilismo punk, crianças órfãs respondem ao documentarista o que elas querem ser no futuro: "eu não quero ser nada", é a única resposta.