Barroso está preocupado com a Extrema Direita.
Ele precisa realizar a sua tarefa de conter o crime por um motivo nobre: parar a extrema direita.
Se a tal da Extrema Direita não tivesse rondando por aí, tudo bem roubar, matar, estuprar, traficar e fugir de presídio. O fato de você ser roubado, agredido, coagido, estuprado, acuado, seria apenas um detalhe social. Mas agora Barroso está decidido! E se por acaso o seu ministério fizer o crime diminuir, saiba, isso foi apenas um efeito colateral da sua cruzada contra a ascensão da Extrema Direita.
Enquanto você , meu pobre pagador de impostos, tem medo de sair nas ruas, o cara que tem todos os privilégios sustentados pelo seu suor tem medo é da extrema direita.
Não me parece conveniente que um ministro tenha uma postura tão ideológica assim num problema tão pragmático. Eu acho que até na Coréia do Norte se um vagabundo pegar numa arma e ameaçar uma pessoa inocente ele será punido pelo que fez e não por uma suposta ressurreição do Hitler.
Mas se é para ideologizar até mesmo a droga de um assalto, então vamos lá. Por que o tal ministro nunca se preocupa com a tal da Extrema Esquerda? Existem crimes, ditaduras, torturas, violações de direitos humanos ocorrendo agora mesmo em nome da tal extrema esquerda. Poucos dias atrás Lula elogiou Maduro e Zé Dirceu estava discursando no Congresso. A ascensão da extrema esquerda também não deveria preocupar?
O ministro da justiça deveria deixar a famosa balança sempre equilibrada, não acham?
A tal da extrema direita é usada pela elite política brasileira da mesma maneira que o IngSoc usava o tal do Emmanuel Goldstein em 1984. E é isso que estão usando agora mesmo para justificar a censura nas redes sociais.
Enquanto isso, no mundo real, ninguém tá nem aí pra extrema direita. A gente só quer mesmo sair na rua sem ser assaltado ou ameaçado. Principalmente em época de saidinha de Natal. Pobre não gosta de bandido. Quem gosta de bandido é politico e sociólogo.
Se é apenas a tal da ascensão da extrema direita que faz um esquerdista finalmente procurar ser eficaz contra um criminoso comum, ótimo, que esse boato de extrema direita continue.
Da minha parte eu quero apenas que a extrema direita, a extrema esquerda e aqueles caras armados que ameaçam os indefesos nas ruas terminem todos juntos, no mesmo buraco.
É, quando ouvi isso, foi exatamente o que pensei. Sempre achei que se combatia o crime por ser crime. Daí, vem essa aula do ministro Barroso - um sujeito muito bem pago para salvaguardar a lei e a constituição - explicando que o que importa mesmo é proteger o mundo da extrema direita. Combina direitinho com outra aula que o Neim mostrou, da Daniela Lima. E com aquela do Instituto Conhecimento LIberta. Todos unidos no mesmo raciocínio.
Imagina só a sociedade caladinha, ouvindo Moraes, Mendes, Barroso, Lula, Bolsonaro.... enfim, esperando que o Musk salve... ou que o novíssimo deus que Lula adotou faça um milagre.
Os 513 deputados e 81 senadores bem pagos, que têm direito a verbas gordas, estão lá, olhando para tudo isso... são os verdadeiros isentões do país... nem aí para nada.
É que temos aqui o PSTF, partido político partidário, da tal corte, que se diz suprema! E esses togados estão de braços dados com a impunidade, não com a justiça! Pra eles, a questão de Segurança Pública é indiferente, eles não precisam dela, têm blindados, seguranças etc...tudo pago com o dinheiro público (nossa grana). Políticos são idênticos, mas o povo merece quem elege, ok. Agora esses togados não elegemos! Lava Toga é pra ontem!