Perdeu créditos: político e financeiro.
Alexandre de Moraes foi sancionado pelos EUA com a Lei Magnitsky. Essa lei é uma espécie de tornozeleira financeira. Se ele tentar pagar o iFood com Visa ou Mastercard, o app fecha sozinho.
O Tesouro dos EUA acusa de censura e perseguição política. Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo puxaram o bonde: dois patriotas que fazem campanha em Washington pedindo intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro.
Aquilo que eles chamavam de “soberania” virou “estratégia diplomática”. Eles andam mais em Washington do que o próprio Trump.
Moraes, por outro lado, age como se fosse o anti-herói de um filme de tribunal autoritário: é juiz, promotor, xerife e roteirista. Em nome do combate ao golpismo, ele esticou a toga até virar um cobertor de silêncio.
Nós, meros mortais olhamos o Alê fazendo isso e nos perguntamos (com cuidado):
Mas você pode fazer isso aí que você tá fazendo do jeito que você tá fazendo?
E como em todo enredo brasileiro, vem o plot twist: os que gritam ‘fora globalismo’ agora aplaudem sanção gringa. Desde que seja contra o inimigo do momento.
Não é estranho dizerem que tudo isso é em nome da liberdade sendo que o Trump já aplicou quatro ações contra o Brasil em menos de um mês? Tarifa, sanção, restrição de visto... Eles repudiam as atitudes do Ministro (assim como todos nós), mas quem paga é o Brasil inteiro?
Os bolsonaristas querem que Trump salve o Brasil da censura. Já Moraes acha que, pra defender a democracia, precisa dar uns tapas no artigo 5º da Constituição fazendo com que juristas e advogados tenham receio de falar no assunto com medo de represália.
Separei duas perguntas:
Quem está de fato protegendo a democracia?
Quem só está tentando vencer no grito ou no lobby?
Porque o que tem de democrata autoritário e libertário golpista nesse país… dava pra formar bancada mista.
E vou te falar: a aplicação dessa lei provavelmente surtirá um efeito ainda maior sobre o Bolsonaro. Corre o risco de o de Moraes reagir desse jeito:
“Ah, é? Agora é que o Bolsonaro vai preso mesmo!”
E a coisa vai escalar mais uma vez! O Brasil tá se deslocando tanto no mapa que já tá perto da China e da Rússia.
Como diria Mahatma Gandhi:
"Olho por olho e o mundo acabará cego"
Um STF político, um Legislativo acovardado, de rabo preso e um Executivo incompetente, irresponsável jogando o 🇧🇷 nos braços de Ditaduras: esse país não tem futuro . Um país onde a corrupção venceu!🥲🥲🥲
Juiz pode tudo ? Desrespeitar a Constituição ? Legislar ? Censurar? Anular tudo? Abusar do poder? Fica a reflexão, principalmente para o pessoal que adora “ bater palma para maluco”.
“ Um dia , a casa cai”, já dizem por aí em todas as rodas de samba e pagode.
Infelizmente, o sistema INTERNO de freios e contrapesos é disfuncional , leia-se, Senado Federal. Deu no que deu!
E não me venham falar de soberania quando decisões têm alcance paraALÉM do TERRITÓRIO tupiniquim. A realidade se impõe. Simples assim.
No mais, é uma excelente oportunidade para experimentar uma vida à margem do “ sistema financeiro” americano ( como defendido por aí ) . Adeus:
-dólar; 💸
-cartões american express, visa, master ; 💳
-visto americano para as comprinhas em NY 🛍️🤑 etc .
A vida fica mais difícil sem a “amizade” do Tio Sam, não ?
PS: pensando nos interesses do Brasil, espera-se uma política externa de ESTADO, pois sempre tivemos boas relações com os EUA.