Nessa era do narcisismo cibernético encorajado pelas redes sociais, postar memes e imagens de “Feliz Páscoa” virou uma competição entre quem é o mais santo ou quem consegue mais aprovação na mensagem escrita na legenda da foto.
O contrário também vale. Ser blasé ou iconoclasta com o dia de hoje pode render excelentes tapinhas nas costas na bolha da turminha certa.
Esse Domingo eu acordei vendo grande parte de quem eu sigo nas redes postando imagens e frases de efeito sobre a Páscoa. Eu logo desisti da idéia de seguir a manada porque definitivamente preciso lidar diariamente com a consciência constante que eu não tenho moral alguma para falar desse tipo de coisa. Principalmente hoje.
Quem sou eu pra postar no Instagram ou Twitter algo que fale sobre a grandiosidade da Páscoa? Seria como se eu fosse um sushiman leproso que prepara o sashimi do cliente sem usar luvas.
Na minha vida pública eu sou notoriamente um miserável que não segue sequer o princípio bíblico de vigiar as próprias palavras e evitar o escárnio. Na minha vida privada tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Eu não faço o bem que eu quero, mas justamente o mal que não quero fazer é o que eu faço.
Eu acordei decidido a deixar a Páscoa para quem tem moral de celebrá-la enquanto eu ficaria quietinho aqui, recolhido na minha insignificância, esperando o dia passar.
Porém, ao longo do dia, me peguei lembrando que o evento celebrado hoje só aconteceu porque, infelizmente, eu sou assim.
E acredite, isso mudou o meu humor.
Compreender que a Páscoa não é sobre cultura, ritos, religião ou engajamento mas é sobre um miserável canalha como eu ter esperança é algo capaz de mudar a perspectiva de toda a sua existência.
Porque Ele vive posso crer no amanhã.
Não existiu maior prova de amor do que essa. Não existe maior presente do que esse. E não existe melhor esperança do que essa. E tudo isso foi feito e entregue para você.
Creia e se alegre com isso você também.
Viva a Páscoa hoje. E amanhã também.
Palmito, você escreve com a cabeça mas usando o coração, e vejo muita reflexão, muito carinho com quem vai ler o seu texto. Boa Páscoa para você também. Muito obrigado por apostar em nós
Coragem e humildade se transformam numa transparência sincera, que emociona a todos. Não é a toa que NEIM é número 1 no Substack Brasil. Grato Danilo.