A leitora Karyn perguntou como o Houthis trm tanta força.
De fato, quando observamos as fotos dos terroristas, vemos pessoas mal vestidas, de sandálias e roupas esfarrapadas, uns miseráveis empunhando armas moderníssimas. Não é um exército regular, bem nutrido, com capacete, colete à prova de balas e tudo o que um soldado veste. Estão em frangalhos, mas possuem armamento de última geração e sabem como manuseá-los.
O Yemen é um dos países mais pobres do mundo, tem um dos piores IHD, está quase 200º lugar do ranking — como parâmetro, o Basil está em 86º.
Como o Houthis tem dinheiro?
O Irã é um grande financiador.
O Catar idem.
Doações da Comunidade Europeia, que deveriam ser utilizadas em projetos sociais, caem diretamente nos bolsos dos terroristas.
Semelhante ao que acontece com o Hamas.
Não por acaso, os líderes do Hamas viviam no Catar e agora estão na Turquia, bilionários. Yasser Arafat, o eterno guerreiro do povo palestino, deixou uma fortuna estima em mais de 300 milhões de dólares. A viúva vive muito bem, obrigado.
Houthis, Hamas, Hezbollah, Isis, Jihad Islâmica, Irmandade Muçulmana, Fatah, Boko Haram, Taliban, Al Qaeda. Não faltam grupos terroristas que pregam a destruição do Ocidente e com isso enchem as burras de dólares. Compram armas da China, da Rússia, daCoreia do Norte, de traficantes etc. Já foram descobertas ligações entre o crime organizado, a Máfia e organizações terroristas islâmicas.
O Houthis bebe da mesma fonte. O dinheiro não é utilizado para desenvolver o Yemen. É usado para terrorismo.
O Hamas não usava o dinheiro para desenvolver Gaza, e sim para atacar Israel.
O Hezbolah, que tem sua base no sul do Líbano, mantém 100 mil terroristas na folha de pagamento, armados até os dentes, com milhares de misseis apontados para Israel.
O que os iemenitas ganham quando o Houthis ataca navios mercantes no Mar vermelho? Nada.
O que os palestinos ganham quando o Hamas ataca Israel? Nada.
O que os libaneses ganham quando o Hezbolah lança misseis contra Israel? Nada.
O Irã e o Catar mandam dinheiro diretamente para a compra de armas, apesar de o Catar posar de país amigo e civilizado — até sediou a Copa do Mundo. Os Estados Unidos têm uma base militar no Catar.
O Irã é um caso perdido, o aiatolá é assumidamente um inimigo de todos que não forem xiitas.
Mas por que eles investiriam em educação, saúde e progresso dos seus povos?
A gente conhece isso. Investir no bem-estar da população não é bom para ganhar eleições ou se manter no poder.
Marcio, este texto valeu minha assinatura!!! Muito esclarecedor!
Obrigado
PS Vou divulgar
Bom dia Márcio.
Grata pelo texto.
Só complemento:
A gente sabe bem o que é investir em terroristas, temos o CV, o PCC, MST, a facção tal, e tal e tal...tudo financiado por ONGs que são financiadas por nosso governo, que são financiados pelos "trouxas" - nós!
O narco-trafico-terrorismo está em nosso bairro, em cada uma das cidades deste imenso país.
Tá tudo dominado como diz os manos...🥲