Já faz alguns meses que uma notícia assombra o estagiário do NEIM: a adaptação cinematográfica, por Guel Arraes, do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
Ele ainda não assistiu à película, que está nas salas de cinema, mas teve a oportunidade de ler o texto sobre o filme, publicado na Folha de S.Paulo.
Não há nada que possa provocar mais choque e pavor nesta sexta-feira do que o parágrafo a seguir, escrito por Naieff Haddad:
Vivido por Caio Blat, Riobaldo é um professor de uma escola pública que deixa o ensino de lado para ingressar na gangue liderada por Joca Ramiro, interpretado por Rodrigo Lombardi. A mudança acontece, sobretudo, pela atração que ele sente por Diadorim —Luisa Arraes—, um amor que se expande em meio à violência e à aridez.
Como dizem os resenhistas da internet: “são muitas camadas” - até mesmo para o tradutor de lero-lero. Vamos às informações mais óbvias, em primeiro lugar: Luísa Arraes é, na verdade, Luísa Cavendish Arraes, filha da atriz Virgínia Cavendish com Guel Arraes. A adaptação da obra-prima de Guimarães Rosa já começa dando uma aula sobre o Brasil no casting. No país onde Janja é ministra sem pasta, um dos personagens mais icônicos da literatura brasileira é vivida pela filha do diretor. Nepobaby é pouco.