#GerontocraciaSéculoXXI
Lúcia Guimarães aponta algo que nosso editor Diogo Chiuso já fala há tempos: os velhos estão acabando com o mundo!
A sempre elegante e fina Lúcia Guimarães escreveu um texto para o jornal Folha de São Paulo apontando para algo que já há tempos Diogo Chiuso, nosso editor-chefe, comenta nos nossos podcasts: que o grande problema dos líderes atuais é que são todos uns velhos gagás, cheios de birras e manias de grandeza.
Como bem lembra a musa de Manhattan, Donald Trump, com 79, será o mais velho americano a concluir um mandato na Casa Branca; Narendra Modi faz 75 em setembro; o meliante Putin, 73 em outubro; o chinês Xi Jinping o sul-africano Cyril Ramaphosa, já comemoraram 72 anos; Lula completa 80 em outubro.
Cada um dos matusaléns citados acima vem provando que idade não é sinônimo de sabedoria, prudência ou dignidade, muito pelo contrário.
Putin, Trump e Lula estão no centro das principais crises do momento. O brasileiro pensava garantir uma aposentadoria sossegada ao lado de sua primeira-dama, Janja da Silva, mas as recentes ações de Trump serviram como um “viagra ideológico” e atiçou a gana política de Lula. Putin segue fazendo de Trump seu pet de estimação, sem se importar com os arroubos do presidente americano, que a cada busca novas maneiras de abafar as crises que rondam a Casa Branca, sejam elas econômicas, sem elas conspirações “epstenianas”.
Ao fim e ao cabo estamos nas mãos de homens caducos, e o tempo que lhes resta é , esperançosamente, curto, resta saber se após voltarem às cinzas e ao pó, deixarão algo de pé ou apenas ruínas.
Cambada de fdp!!! O velho de hoje já foi um canalha jovem ou um jovem canalha. Tanto faz!!! Só pensam em dinheiro e poder!
Só a biologia e a senescência e o decaimento podem salvar o mundo.