Papa Leão XIV
Histórico! O Vaticano anunciou a eleição de Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, como o novo Papa. Agora conhecido como Leão XIV, ele é o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história da Igreja Católica. Será o primeiro Papa de calça jeans, tênis branco e café do Starbucks na mão.
Muito se especulou sobre a chance de termos um Papa brasileiro. Mas convenhamos: se rolasse, seria nepotismo. Afinal, Deus... é brasileiro. Mas não tínhamos chance. O último Papa era argentino. Pros gringos, a américa do sul é tudo a mesma coisa.
E, se fosse mesmo brasileiro, a fumacinha branca que sairia da chaminé seria a do churrasco e o discurso seria um samba.
Mas hoje Praça de São Pedro testemunhou uma cerimônia inédita: ao invés do tradicional "Habemus Papam", ouviu-se um entusiasmado "We have a Pope!" seguido por aplausos e alguns confetes (ok, talvez não os confetes).
Haverá mudanças no Vaticano? Fontes altamente confiáveis (leia-se: grupo de WhatsApp da paróquia) indicam que o novo Papa já cogita algumas 'americanizações':
Drive-thru de bênçãos: Para fiéis ansiosos.
Confissões via aplicativo: Para confessar pecados com um clique.
Fim da hóstia: Será substituída por donuts.
A internet é rápida! Já tem boné escrito ‘L14’ e copo Stanley personalizado sendo vendido na Amazon. A beatificação pode virar uma série no Disney+. Possivelmente a próxima encíclica será digital e terá uma edição especial em NFT.
Elon Musk já anunciou que vai adaptar o Cybertruck pra Papa Móvel. Só vai fazer uns ajustes na blindagem. Afinal, as vendas não andam boas...
A primeira missa do Papa americano terá intervalo com show da Beyoncé e análise tática da ESPN. Será transmitido ao vivo pelo Facebook. Em vez de benzer, o novo Papa vai dar like e, no fim, ele vai dizer: ‘Se você curtiu essa palavra, compartilha com 3 pecadores!’
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou sua empolgação nas redes sociais, chamando a eleição de "uma grande honra para o nosso país". Claro, pelo menos ele não terá problemas com passaporte e imigração.
Ele escolheu o nome de Papa Leão XIV (14, caso você tenha dificuldades com números romanos). Faz sentido esse nome. Afinal, o mundo tá uma selva e, pra domar essa bagunça, só mesmo o rei da floresta.
Minha amiga que é astróloga disse que Leão XIV é leonino, claro. Centraliza a missa, adora incenso e quer todos os holofotes no altar. Fazendo o mapa, ela disse que o receio é que com um Papa com este nome, o Vaticano entre em Mercúrio retrógrado com Vênus em ostentação. Espero que ela esteja errada.
Talvez eu esteja sendo ligeiramente preconceituoso, assim como eu fui com o Papa Argentino. Espero que o fato do novo papa ser americano não faça com que ele atue como tal.
Pra americanos, tudo é show. Imagina se no primeiro dia de papado ele resolve tocar o tema do Rei Leão no órgão da Capela Sistina?
Imagine como seria uma missa dominical começando com 'Hakuna Matata' e terminando com 'Amém, Rafiki'?
Espero realmente que ele não substitua a guarda suíça por suricatas e javalis!
Há indícios de que não será um papa manso. Ele terá que rugir em vez de rezar. Sendo um momento tão politicamente perigoso, espero que ele haja como um pontífice e não como um mascote da NFL.
Você entende meu receio, né? No passado, igreja e governo andavam associados. Imagine se o Papa resolva adotar um slogan tipo ‘Make Vatican Roar Again’? Aguardamos um papa humilde e que não “reine” com cetro, tiara e uma juba dourada.
Nada contra um papa de direita, nem de esquerda. O que a gente anda precisando é de equilíbrio no mundo, assim como o Papa Francisco tentou. Aliás, ouso dizer que o Papa Francisco deve ser o único que está perto de Deus. Ele realmente foi pro céu, antes mesmo de morrer.
O novo papa deve ser funcionário da Odebrecht, disse que vai “construir pontes”.
O Papa Leão XIV é mais americano do Peru do que de Orange State.Foi nos Andes onde viveu maior parte da vida cristã.Com a cultura andina impregnada na pele e impulsionada por uma forte ancestralidade,Leão pode berrar mais que Francisco.