Não É Imprensa

Não É Imprensa

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#ImprensaAnsiosa

#ImprensaAnsiosa

O jornalismo profissional encontrou a "ciência" como tábua de salvação para se salvar da sua irrelevância.

Avatar de Não é Redação
Não é Redação
jul 16, 2024
∙ Pago
83

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#ImprensaAnsiosa
8
1
Compartilhar

Qual é o livro-coqueluche do momento? Difícil uma resposta definitiva. No entanto, parece restar pouca dúvida que um dos livros da estação é A geração ansiosa, do autor Jonathan Haidt.

Haidt é um psicólogo social e, há alguns anos, teve seu A mente moralista entre as leituras recomendadas para falar sobre a divisão política que ameaçava rachar o mundo. Em A geração ansiosa, o autor lança um olhar para o impacto dos celulares e das mídias sociais junto à saúde mental dos jovens.

Mesmo antes da pandemia, a questão da saúde mental era um dos grandes assuntos do momento. Com adolescentes se automutilando, para não falar da escalada dos suicídios, o tema explodiu na pandemia. Como até os dramas sociais podem virar negócio, também o cinema de animação entrou na jogada – prova disso é a sequência de Divertida-Mente 2, que já arrecadou quase 1 bilhão de dólares em menos de um mês. A sinopse do filme, conforme o site oficial da produção, diz o seguinte:

"Divertida-Mente 2", da Disney e da Pixar, regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha.

A ansiedade e a adolescência estão nesse mashup da Disney, empresa que já viveu momentos mais gloriosos e hoje tenta, com o retorno do CEO, Bob Iger, retomar o elã do passado – com a animação, um passo nessa direção foi dado: de acordo com a Veja, o filme é o maior sucesso dos cinemas neste ano, com mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria global.

Na Veja desta semana, uma entrevista com Dacher Keltner, o psicólogo por trás de Divertida-Mente 2:

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
Uma publicação convidada por
Não é Redação
Inscreva-se em Não
© 2025 Não é Imprensa
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar