John Ford (1894-1973) talvez seja um dos mais celebrados e importante dos diretores dos Estados Unidos. Sua obra, que compreende quase 130 filmes, atravessa quatro décadas. Sua influência em incontáveis cineastas é imensurável, tantos nos EUA quanto fora dele. E Ford se debruçou principalmente sobre o gênero Western - o gênero mítico por excelência do país. Ford liderou um grupo de cineastas brilhantes que moldaram o Western ao longo dos anos: Raoul Walsh, Anthony Mann, Fred Zinneman, Howard Hawks, Don Siegel, Nicholas Ray. Mas digo que liderou por que Ford sempre esteve à frente das inovações e mutações que o gênero sofreu ao longo das décadas. Óbvio que por diversas esses outros cineastas fizeram filmes melhores que os de Ford, mas o que quero dizer é que ele (Ford) sempre capitaneou e conduziu o gênero em suas evoluções, a ponto de que o próprio Western se confunde com a biografia de Ford. Obviamente que muitos dos argumentos de Western envolvem conflitos entre caubóis e índios. Uma das inovações que Ford trouxe aos seus faroestes produzidos na década de 1920 (quando ainda eram mudos) foi a autenticidade com esse personagem. Ou seja, ele escalava indígenas para esses papéis. Comparado aos seus contemporâneos nesta década, os filmes de Ford possuíam uma realismo visceral.
No entanto, a partir da década de 30 em diante, Ford começou a empregar um estilo mais artificial. Foi ele quem primeiro associou a imagem dos cânions de Monument Valley ao Western, e logo começou a empregar atores brancos para fazer os papéis de nativos - ainda que com uso realista de maquiagem. E, então, chega o grande divisor do gênero: Rastros de ódio (The Searchers, 1956). É um dos filmes inaugurais do que é conhecido por Western Psicológico (Anthony Mann e Fritz Lang fariam obras-primas dentro desta chave), e sua história lida com temas complexos como racismo, ódio, vingança e a própria moralidade do projeto expansionista e colonial dos Estados Unidos. Dito de outra forma, Ford coloca em cheque a condição existencial do principal gênero cinematográfico e narrativo dos Estados Unidos.