Não É Imprensa

Não É Imprensa

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#IndependênciaDemais

#IndependênciaDemais

A repetição infinita da independência de um judiciário independente é um rito necessário e corajoso de transbordante independência

Avatar de João Falstaff
João Falstaff
ago 25, 2025
∙ Pago
57

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#IndependênciaDemais
9
2
Compartilhar

"Nós mantivemos um poder judiciário independente no Brasil. Só um poder judiciário independente é respeitado. O respeito se dá pela independência. Um judiciário vassalo, covarde; um judiciário que quer fazer acordos para que o país momentaneamente deixe de estar conturbado, não é um judiciário independente. E o judiciário no Brasil é independente. Um judiciário que não é independente não tem o direito de ser chamado judiciário. Eu posso garantir aos senhores e às senhoras que, no Brasil, o judiciário é independente e corajoso". (Alexandre de Moraes)

Depois dessa declamação de Moraes no 24º Fórum Empresarial do Lide, no Rio de Janeiro, o dia 22 de agosto vai ser conhecido como o Dia da Independência Universal do Judiciário Brasileiro Independente™. Mas leia o independente com entonação demoraeslizante correta, aquela que vem com a boca cheia de tanta independência que chega a escorrer em forma de baba.

Moraes estava exaltado. Compreensível. Pouco antes, André Mendonça discursou em favor da autocontenção, do respeito às leis e contra o ativismo judicial. Era como se dissesse que o juiz deve ser um vassalo da Lei. Um absurdo para a independência de um judiciário tão independente. Mas ele foi muito aplaudido.

O NEIM precisa da sua colaboração para continuar revelando o que as notícias escondem. ASSINE e compartilhe.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
Avatar de João Falstaff
Uma publicação convidada por
João Falstaff
João Falstaff é um falstaffianista, incorrespondente do NEIM em Brasília, a cidade que também “de dois efes se compõe”, como a Bahia no poema de Gregório de Matos.
Inscreva-se em João
© 2025 Não é Imprensa
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar