#interludio: Radiação Manchada de Sangue (1)
"Godzilla Minus One" e a recuperação da história política do Japão no século XX.
1.
Quem diria que, ao apagar das luzes do ano de 2023, veríamos o lançamento de um dos grandes filmes da última década? Sem dúvida, um dos maiores sucessos do ano é o novo filme de Takashi Yamazaki: Godzilla Minus One, o 33º da franquia (se contarmos somente os filmes japoneses; se colocarmos os americanos nesse balaio, o número sobe para 37).
Com excelentes avaliações, tanto por parte da crítica especializada quanto do público em si, o longa chegou à marca de 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes. Além disso, o filme de Yamazaki também se tornou um extraordinário sucesso comercial no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, Minus One já é o maior sucesso japonês na história do cinema do país.
Todo esse sucesso é mais do que merecido, pois o longa de Yamazaki é nada menos do que um triunfo artístico. Produzido por módicos 15 milhões de dólares, Godzilla Minus One é um blockbuster de cabo a rabo (perdão pelo trocadilho). O diretor Yamazaki (que também escreveu, produziu e dirigiu os efeitos visuais) conduz um filme que nos leva de volta a 1945, logo após a devastadora derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. A partir de uma perspectiva humanista delicada, o diretor nos mostra a história de Kōichi Shikshima (Ryūnosuke Kamiki), um piloto kamikaze que abandona sua missão suicida ao término da guerra. Vivendo sob o estigma de ser um covarde que traiu a pátria - e, portanto, sendo responsabilizado pela derrota humilhante do Japão -, Shikshima tenta reconstruir sua vida nas ruínas de Tóquio. Forma uma espécie de família informal com uma jovem mulher, Noriko Ōishi (Minami Hamabe) e um bebê que fora abandonado nas vielas.
A partir desta dinâmica, acompanhamos essa família informal enquanto eles trabalham para reconstruir suas vidas, suas economias e, ao fim, um lar. Paralelamente a isso, o governo americano (que administrou o país até 1952) realiza uma série de testes nucleares nas águas do Pacífico. Estes testes geram uma série de mutações sem precedentes em um dinossauro que habita a região: o monstro que em breve conheceremos por Godzilla.