Eu gosto da comparação do canário na mina. Sabe qual é? Os mineiros levavam canários pra dentro das minas onde trabalhavam. Se o canário morresse significava que existia algum gás ou veneno imperceptível de imediato para o ser-humano e se ele continuasse mais tempo alí certamente sofreria alguma fatalidade.
Os comediantes são esses canários que medem o veneno liberticida em uma sociedade. Se os comediantes que publicamente dizem com todas as letras que não devem ser levados a sério estão sendo processados inclusive no criminal, significa que você, meu caro leitor, quando quiser se expressar mais seriamente vai se surpreender muito.
O veneno que tem matado a comédia livre já está no ar e matará todo o resto.
As pessoas no Brasil tem a memória muito curta. Elas se lembram apenas da manchete que leram hoje. A realidade do brasileiro é o que ele viu hoje no Reels do Instagram. Ninguém considera o passado, por mais recente que ele seja. Quando um fato passado é colocado na mesa numa roda de conversa informal o brasileiro se surpreende: “Nossa, sério? Eu não acredito, pois não foi isso que me mandaram no WhatsApp agora pouco". Um povo assim está fadado a morrer igual ao sapo na panela. A água esquenta aos poucos e ele não percebe, pois sequer é capaz de se lembrar como a água estava fria cinco minutos atrás.
Para decorar a parede do meu Comedy Club eu pedi para o meu advogado e amigo, Dr
, um levantamento de processos de comediantes. Fiz um ranking, apenas para as pessoas saberem como estão os ares nessa "mina” em que vivemos.Em Setembro de 2022 o resultado era esse:
Em Março de 2023, pouco tempo depois, o número subiu:
E hoje, pouco tempos depois, esse é o resultado:
Não fique aliviado porque você não é comediante e portanto não tem o risco de entrar nessa lista. Nós somos apenas as cobaias. Você é o próximo.
É o poema do Martim Niemoller:
Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.
E tudo isso com o inconcebível apoio da imprensa.
Viva o Não é Imprensa🖕