“Por que você impõe tanta censura no Brasil?”, perguntou Musk num post de Alexandre de Moraes no Twitter.
Depois da divulgação dos emails internos do Twitter, expondo a pressão de autoridades brasileiras para a remoção de conteúdos e bloqueios ilegais de contas na plataforma, Musk decidiu ir para a guerra contra o ministro.
Na quarta-feira passada, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger abriu fogo numa longa thread com o título “Twitter Files Brasil”. O que ele diz todo mundo já sabe. Xandão, através de inquéritos ilegais, já ultrapassou todos os limites.
Até a Folha, nosso epicentro da cultura diletante, já está admitindo:
"O tema suscita um complexo debate sobre a proporcionalidade da medida frente à liberdade de expressão. No caso de investigações criminais, por exemplo, não há hoje na lei uma previsão específica autorizando este tipo de medida cautelar."
Hoje o bilionário expôs ainda mais o ministro. No seu perfil do Twitter, ele disse:
“Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil”
Terminou dizendo que está disposto a ir até as últimas consequências para não cumprir as ordens autoritárias de Xandão, mesmo que seja preciso fechar o Twitter no Brasil. “Os princípios valem mais que o lucro", garante Musk.
Xandão engoliu tudo a seco. Até agora não se pronunciou.
Mas alguns petistas não perderam a oportunidade de xingar Musk de fascista.
Já os bolsonaristas entupiram o Twitter de Musk com elogios exagerados e pedidos de emprego e orações.
Procurar heróis nessas situações é sempre um erro. Cada um defende o seu e se tem adulto que acredita que alguma dessas duas figuras procura defender a liberdade, a democracia... o que dizer?
Mas Alexandre de Moraes é autoridade pública e devia fazer só o que a lei determina... os princípios básicos da Administração Pública são como sonhos cada dia mais distantes.
Muitos podem ter aversão a Musk por diversos motivos, alguns justos, outros mais parecem apenas dor de cotovelo por ele ser bilionário, mas, nesse caso, ele está certíssimo. Moraes já extrapolou todos os limites e se tornou uma máquina furiosa de calar bocas julgadas inconvenientes, só de gente da direita, é claro. Atualmente ele é ovacionado pela esquerda (c/ direito a tapinha nas costas de Janja), cujas mentiras, agressões e fakes em redes sociais são solenemente ignoradas, enqto a direita inteira é tratada a chicote na vala comum de extremista, fascista, golpista, etcs. Críticas passaram a ser consideradas pateticamente como "tentativas de golpe" e "agressão ao estado democrático de direito" (até bate-boca em aeroporto romano virou tentativa de golpe, c/ direito a humilhações, perseguição e diligências da PF - nosso dinheiro a serviço da vingança pessoal do tirano).
Moraes quis emparedar o X e o dono do X não gostou.
Ponto p/ Musk q está fazendo o q os bundões do senado brasileiro já deveriam ter feito há muito tempo: colocar um limite no careca ensandecido, q já rasgou a Constituição tantas e repetidas vezes, até q simplesmente a aboliu.
Go ahead, Musk!