Para começar a ler esse post, tenha em mente a seguinte informação divulgada em 2024 pelo IBGE: a Paraíba é um Estado que tem mais de 7% da população vivendo em condições de miserabilidade, com menos de 210 reais mensais – isso corresponde a aproximadamente 300 mil pessoas. Mais de 47% da população paraibana vive abaixo da linha da pobreza, com menos de 670 reais mensais – isso corresponde a mais de 1 milhão e 800 mil pessoas. Mais da metade dos domicílios da Paraíba não está ligado à rede de esgoto.
Vamos organizar alguns personagens que, embora sejam financiados com o dinheiro do povo paraibano e do restante do país, não compartilham da realidade da maior parte desse mesmo povo:
Adriano Galdino: presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi o principal articulador da nomeação de Allana para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Ele presidiu a votação secreta que aprovou sua indicação. Adriano é um político influente, aliado de Hugo Motta e do governador João Azevêdo.
Eliane Galdino: prefeita de Pocinhos, na Paraíba. Esposa de Adriano Galdino.
Alanna Galdino: filha de Adriano e Eliane. Foi indicada para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), uma posição vitalícia com remuneração de R$ 39,7 mil mensais. Sua nomeação foi aprovada, sem sabatina pública, quase unanimemente pela Assembleia Legislativa. O pai dela se absteve da votação e um único deputado votou contra. Há suspeita de possível favorecimento indevido de Alanna. Suspeita...
João Azevêdo: Governador da Paraíba, assinou rapidinho a nomeação de Alanna após sua aprovação pela ALPB.