O campo de concentração de Majdanek foi criado em outubro de 1941 sob as ordens do comandante da SS, Heinrich Himmler, após sua visita à cidade de Lublin em julho do mesmo ano. Inicialmente, era um campo destinado apenas a receber prisioneiros de guerra, sob a guarda da SS e comandado por Karl Otto Koch (cuja esposa, Ilse, tornou-se famosa por sua crueldade), até ser transformado em campo de concentração geral alemão em fevereiro de 1943.
Discussão sobre este post
Nenhuma publicação
Marcio, raramente se fala esse ponto tão importante: esses jovens de 15, 16, 17 anos estarem aí é a maior prova de que sobrevivemos. E o fato de se levar esses meninos israelenses para lá é dizer, como dizemos em Pessach, em cada geração devemos ver a nós mesmos como se nós mesmos tivéssemos saído do Egito. Se esquecermos, adeus. Muito bom, Marcio.
Que cotidiano horrível existiu nesse campo. O contraste entre a tranquilidade atual do lugar e o terror diário que acontecia é imensurável. A presença desses jovens aí é um sinal de vitória, mas uma vitória que não permite acomodação.