Não É Imprensa

Não É Imprensa

#NecromanciaPolítica

A esquerda morreu e esqueceram de enterrar. Como o Professor Jessé Souza pretende ressuscitar a esquerda sem fé, sem religião, só com a sociologia da narrativa?

Avatar de João Falstaff
João Falstaff
jan 08, 2026
∙ Pago

Jessé Souza está genuinamente ofendido com o fato de um cidadão conseguir um emprego ou um remédio e ter a audácia de agradecer a Jesus – ou, pior ainda, ao próprio esforço – em vez de prestar vassalagem à esquerda. Obviamente, é a esquerda que proporciona tudo isso ao pobre, certo?

É comovente o seu esforço. Em recente homilia intelectual, ele também foi a O Globo, para nos explicar que a nossa vida, os nossos fatos e as nossas parcas conquistas são apenas grandes mal-entendidos que só a luz de sua cátedra pode traduzir.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Depois do sucesso do “Pobre de Direita”, Jessé poderia falar sobre outra aberração: o “Rico de Esquerda”. Mas ele foi mais esperto. Decretou a morte da esquerda para poder vender a receita de como ressuscitá-la! E eu que queria tanto ir ao enterro da falecida... RIP. Acho que os mortos deveriam descansar em paz, mas já que o Jessé diz que tem o segredo da ressurreição, não vejo a hora de adquirir o meu exemplar desse manual científico de necromancia política. Quero saber como se ressuscita algo sem meter fé ou religião no assunto. Só sociologia aplicada. Pura como um anjo caído do céu.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
Avatar de João Falstaff
Uma publicação convidada por
João Falstaff
João Falstaff é um falstaffianista, autoproclamado incorrespondente do NEIM em Brasília, a cidade que também “de dois efes se compõe”, como a Bahia no poema de Gregório de Matos.
Inscreva-se em João
© 2026 Não é Imprensa · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura