[Leia a sétima parte do ensaio]
*Por Vicente Renner
A Floresta da Ferradura
No final de 1944, os Aliados começaram a enfrentar grandes problemas na guerra da Europa.
O desembarque da Normandia, em 6 de junho de 1944, foi seguido de um rápido avanço em direção ao leste. O porto de Cherbourg foi capturado em 26 de junho. A cidade de Caen, principal centro urbano da região, em 21 de julho. Em 15 de agosto, os aliados desembarcaram no sul da França na Operação Dragoon. As duas frentes se encontraram em Paris em 25 de agosto. Em 30 de agosto, os soldados alemães recuaram para o leste do rio Sena.
No início de setembro, as tropas aliadas, consolidadas em uma frente única sob o comando de Dwight Eisenhower, iniciaram o seu avanço ao leste, na direção da Linha de Siegfried e da fronteira com a Alemanha. Em 15 de setembro, teve início a Operação Market Garden, a tentativa de invasão da Alemanha pela fronteira com a Holanda, cruzando o Reno.
Foi o primeiro grande fracasso dos Aliados e o fim das esperanças de que a guerra terminaria em 1944. Seguiu-se de uma grande contraofensiva alemã, a Batalha das Ardenas. Ainda que a contraofensiva também tenha sido um fracasso, ela causou muitas baixas entre os Aliados, especialmente no exército americano. Eles somente conseguiriam cruzar o Reno, pelo norte, no final de março de 1945. As tropas aliadas demoraram três meses para percorrer 550 quilômetros e chegar à fronteira da Alemanha, mas demorariam mais seis meses para cruzá-la com sucesso.