#OEstreitoDaDiscórdia
Apesar das ameaças de Trump, o Estreito de Ormuz continua em disputa com o Irã
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, chegou ao Golfo para tranquilizar aliados após um acordo de cessar-fogo de 60 dias com o Irã. O ponto central é o estreito de Ormuz. Rubio afirmou que nenhum país, incluindo o Irã, poderá cobrar pedágios ou taxas de navios, porque se trata de uma via marítima internacional.
O acordo, porém, é frágil e ambíguo. Ele garante passagem sem pedágio por 60 dias, mas prevê conversas futuras entre Irã, Omã e outros países costeiros sobre a “administração” e serviços marítimos no estreito. Alguns observadores veem nisso uma brecha para o Irã tentar cobrar taxas no futuro.




