34 Comentários
Avatar de User
Avatar de José Manuel Martins Esteves

Por normalizar essas coisas que nosso futebol acabou. Catimba, parar uma jogada com falta, faz sim parte do jogo. Mas cai cai, estragar o gramado antes de um pênalti, isso já é deslealdade.

Avatar de Francisco Razzo

"Estragar o gramado". O gramado ficou intacto, meu caro.

Avatar de José Manuel Martins Esteves

Ok, eu e muitos vimos outra coisa. Mas tá tudo certo, já que o timão perdeu.

Avatar de Paulo Roberto Broggio

Julio Gomes exalou tremenda vontade de ser um justiceiro social. As entrevistas com jogadores e as coletivas com treinadores pós jogo são duelos sem armas entre entrevistadores e entrevistados, com os primeiros querendo crescer para cima dos segundos armando situações embaraçosas. Para se defender das estocadas dos entrevistadores, os entrevistados acabam criando personagens para poder não sucumbir diante das cãmeras. Na coletiva de apresentação do John Arias no Palmeiras,a primeira pergunta já denota o tom do confronto : Porque Palmeiras e não Fluminense? Sua resposta foi "Vocês gostam de confusão, né? Logo de cara ..".

Avatar de Kiko Mazziotti

É normalizando e desculpando o malfeito que o Brasil tem presidiário na presidência há 23 anos; o filhodaputa dizer que limpava a chuteira justifica suspensão, mesmo após o jogo. Pelo raciocínio do texto, Maradona merece estátua pelo gol de mão e Lula mais 3 mandatos, afinal, Lula estava no cofre da Petrobras arrumando a chuteira. O articulista deve fazer o L, de novo.

Avatar de Francisco Razzo

Kiko, acho que você não considerou as premissas do texto.

Avatar de Analice Demanboro

É o país dos Putanos!

Estão todos abraçados rindo da nossa cara!

E ainda não acabou essa merda de Carnaval

Avatar de Marcos Ângelo Grimone

Na verdade, o jornalista só reclamou porque não torce para o Palmeiras. Se fosse o time dele, estaria comemorando. Aliás, disse que torce para a Lusa. Então ele deveria explicar como foi a queda da Lusa em 2013. Ali sim, foi maracutaia. Que aliás, deveria excluir o flamengo e o fluminense - os beneficiados- do futebol.

Avatar de Ricardo Barrera

Nas suas palavras no futebol pode tudo. O que acontece no campo, fica no campo. Ok, entendi sua opinião, embora não concorde. Mas dizer que "fiel torcedor corintiano, conhecido por ser malandrão" foi raso demais.

Avatar de Francisco Razzo

Não, minhas palavras não permitem essa conclusão.

Avatar de Luiz Adriano Prezia Carneiro

Estamos fartos de malandros. O Julio tá certo! Essa malandragem de levar vantagem em tudo, é o retrato de uma sociedade miserável, que faz do engodo, uma virtude. Essa falta de honestidade, essa inversão de valores, essas banalização do malfeito, serve somente aos interesses mesquinhos daqueles que precisam não de um povo livre, mas sim escravizado, maculado e subjulgado para nunca encontrar seu ideal de justiça.

Avatar de Analice Demanboro

Luiz prazer em comhece-lo,

A vó-fessora (euzinha)disse ontem para meus netos - o mais velho vota esse ano pela primeira vez:

- É o país dos Putanos!

Estão todos abraçados rindo da nossa cara!

E ainda não acabou essa merda de Carnaval.

Avatar de Ricardo Gomez

O Razzo, que não se perca pelo nome, desperdiça o tempo dele e de todos pra relativizar a malandragem.

É claro que não devemos punir a malandragem com uma pena exagerada.

Do mesmo modo não podemos criar um espaço dentro do qual ela é permitida ou até mesmo estimulada.

Quando chamou os torcedores do time rival de malandros mostrou sua face.

Trata-se de um malandro dando ares de nobreza à malandragem que lhe foi favorável.

Desculpe por chamá-lo de malandro mas foi vc quem começou.

Avatar de Francisco Razzo

Não chamei você de malandro, né? Mas tudo bem, a arte da escrita permite suas malandragens.

Avatar de Ricardo Gomez

Sim foi vc quem falou que "o fiel torcedor corinthiano é conhecido por ser malandrão". Num contexto que a malandragem foi feita pelo adversário. Vc foi preconceituoso na essência da palavra. Foi o seu pré conceito.

Tudo bem ninguém vai morrer por isso. Mas vc deu uma bela escorregada aqui.

Tem que tomar mais cuidado ao escrever. Te conheci neste artigo e não foi legal.

Abraços!

Avatar de Francisco Razzo

Ricardo, sinto muito. Você está tomando a concepção de "malandragem" no futebol como algo ruim, eu não. Tanto é que eu mesmo falei da malandragem da escrita. Eu tomo cuidado toda vez que escrevo. O mesmo deve valer para o leitor, não é?

Avatar de Ricardo G. Amaral Filho

Palmeirense generalizar o corintiano como "malandrão" só pode ser piada. Justamente vindo do time da Parmalat.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Francisco, você perdeu uma grande oportunidade de escrever, no NEIM, algo que preste...

Avatar de Francisco Razzo

José, eu sempre escrevo por aqui. Você pode dizer que não concorda comigo, mas dizer que o texto não presta é um baita salto.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Não quis te ofender. Me desculpe. O fato, realmente, é que não concordo com seu texto.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Se você curte e comemora gol em impedimento, penalidade cavada, e outras sacanagens...bem...acho que tua mãe deveria ter te ensinado algumas coisinhas...

Avatar de Francisco Razzo

Meu texto não diz que as regras do jogo não devam ser aplicadas, meu caro.

Avatar de Jacques Meir

Nosso puritano dublê de comentarista esportivo-social deve se sentir envergonhado ao lembrar os dois passinhos para a frente que Nilton Santos deu após derrubar um atacante espanhol no jogo que o Brasil perdia por 1x0 (resultado que eliminaria a seleção da Copa de 62). O Brasil virou o jogo e foi bicampeão… e mais ainda, nosso devoto defensor de regras pedagógicas deve desmerecer nosso tricampeonato em 1970, pela cotovelada desferida por Pelé no jogador uruguaio, na semifinal. O juíz não viu. Pelé se vingou das pancadas que recebia, a seleção venceu por 3x1 e fez a final com a Itália. O resto é história.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Se você gosta destas sacanagens, isso não significa que esteja certo. Você apenas admite que gosta do que é errado. Parabéns...pela sinceridade, mas eu não faria qualquer negócio com você.

Avatar de Jacques Meir

Colocar o futebol no mesmo patamar da vida corrente, o esporte coletivo e suas práticas acontecem em ambientes que podem emular culturas e práticas, mas não extrapolam para a vida como ela é. E mais, capturar um comentário e extrapolar para como penso e ajo em absoluto representa como penso. Com base em um comentário é possível julgar qualquer pessoa? Sério? Normalmente, a boa ciência chamaria de viés de confirmação, ou viés de retrospectiva. Não julgo pessoas a partir de uma fração de conhecimento.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Estou apenas dizendo o que penso, com base no que você mesmo disse. O futebol não dispensa ninguém de ser bom, justo e leal. Liberdade de manifestação, meu caro...

Sou incapaz de comemorar um gol roubado.

Avatar de Jacques Meir

Você pensou que meu caráter está em dúvida por conta dos fatos que cercam o jogo de futebol. Um esporte de entretenimento que não é maior que a vida, está contido nela. São circunstâncias. A beleza da vida está em fazer competências triunfarem sobre circunstâncias o máximo de vezes possível. Mas como disse Nassim Taleb, em Cisne Negro: devemos saber quando nos expor ao risco positivo. Esses artifícios do esporte coletivo fazem parte desse microcosmo de exposição ao risco. Pode dar errado, pode dar certo. Eu não irei julgar como “roubo”, tais decisões no âmbito esportivo, mas como circunstâncias. O contexto colabora com um enquadramento menos agudo de minha parte. E não, não relativizo malfeito no cotidiano, mas aceito que o esporte me traga essas nuances. E nenhum do fatos que trouxe representou um “gol roubado”, mas sim dificuldades criadas pelos jogadores uns aos outros nos limites possíveis do jogo em suas épocas.

Avatar de José Eduardo Cardoso

Não estou julgando teu caráter , apenas manifestando minha opinião conforme o que você escreveu. Futebol faz parte da vida. Se você aplaude e concorda com as coisas erradas que acontecem no futebol, isso faz, sim, parte da tua vida e da vida de outras pessoas. Um filho que assiste o pai aplaudir e comemorar um gol roubado leva qual tipo de lição para a vida?

Avatar de alunoaprendiz

Até o presente artigo, eu desconhecia a existência de todos que são citados nele, mas me parece que é mais um caso de alguém querendo ter poder e influência onde não tem nenhuma das duas. Se esse Julio Gomes pensa tudo isso de um lance do futebol, o que pensa sobre nosso escândalo mais recente, o banco Master? Ele se manifestou sobre isso? Alguém perguntou a opinião dele?

Avatar de Analice Demanboro

Futebol e Carnaval o ópio do povo.

Basta para você?

Para mim não.

Para esse trem desgovernado pelo amor dos meus netinhos - como diria já Silvio Luiz.

Acorda Brasil!

#tamofu

Avatar de carlos

Fora que supõe que Depay JAMAIS eraria o pênalti se não fosse a raspadinha....acho que nunca entrou em um campo de futebol ou participou de qualquer disputa esportiva .... enfim

Avatar de Francisco Razzo

É verdade, nunca entrei num estádio... só essa semana hehe

Avatar de carlos

Você eu sei que vai. Quem não vai é o jornalista que supôs que Depay só errou por causa da raspada. Desculpe se dei a entender o contrário.

Avatar de Francisco Razzo

Ahhh sim. Imagina, eu também não considerei essa possibilidade kkk abração!