#OsAmigosDeGaddafi
A notícia é sobre a corrupção, mas, no final, a gente prefere sempre falar de literatura
Nicolás Sarkozy, ex-presidente da França, foi preso por ter recebido 50 milhões de euros do ex-ditador Muammar Gaddafi, na campanha presidencial francesa de 2007.
Em 2011 Gaddafi sofreu um golpe de estado e foi morto pelos revolucionários que tomaram o poder na Líbia.
Mas será que alguém ainda lembra daquela denúncia de que Lula recebeu 1 milhão de dólares para a campanha à presidência de 2002?
A denúncia surgiu em 2017, na delação premiada de Antonio Palocci, que disse ter sido o responsável para escamotear a grana.
Alguém ainda se lembra como essa história acabou?
Lula se safou com votos favoráveis de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Sarkozy não teve a mesma sorte. A Justiça francesa não excluiu a denúncia e o condenou a 5 anos de prisão.
Na sua última entrevista, ainda em liberdade, Sarkozy disse que aproveitará o tempo livre no cárcere para ler O conde de Monte Cristo, clássico de Alexandre Dumas sobre um marinheiro preso injustamente. Sarkozy gosta de falar nas entrelinhas.
O conde de Monte Cristo é um tratado da vingança. E que vingança! O pobre Edmond Dantès, traído por amigos, jogado num calabouço e cuspido pelo destino, renasce como um anjo vingador do apocalipse. Mas o verdadeiro escândalo do livro não é a vingança em si, mas o perdão. Quando Dantès, livre, tem finalmente a chance de esmagar os que lhe traíram, o leitor quer sangue, mas ele hesita.
É a história de um homem que desceu ao inferno e conseguiu voltar. Renuncia à vingança para recomeçar sua vida no Oriente.
A história de Sarkozy poderá ser um pouco mais cruel. Um homem como ele, acostumado com ternos bem costurados, mordomias e mulheres estonteantes, não vai se sentir nada confortável na prisão. Ele vai descer ao inferno e dificilmente alguém estará lhe esperando se ele voltar.
Pelo histórico, nem a Carla Bruni.
Ao menos ele deu a oportunidade aos franceses de, ao invés de falarem de sua prisão rocambolesca, relembrarem de um clássico da literatura. Aqui no Brasil a gente tem que se contentar com o apedeutismo picareta do Lula e os balbuciares de perdigotos do Gilmar Mendes – já que ninguém sabe por onde anda o Lewandowski.
E aqui no NEIM a gente não vai perder a oportunidade de falar um pouco mais de literatura, nem que seja num parágrafo estendido de uma notícia estúpida qualquer.
___________
O conde de Monte Cristo (link da Amazon)
Alexandre Dumas
Ed. Zahar, 2012
1.664 páginas
Gostei! 😹👏🏻
Falando em literatura…
Eu troquei o jornal da noite pelo Nelson Rodrigues ( já que quase tudo é propaganda do governo mesmo).
Segue uma constatação do grande mestre para mudarmos um pouco de pauta:
“ O ato sexual é uma mijada”. 😹
( Nelson Rodrigues, “O casamento”).
AMO o Nelson. Incondicionalmente. Certeza que ele seria cancelado e condenado por desinformação nos dias atuais bananeiros.
Cansada das mesmas notícias de sempre: corrupção, Supremo etc. Queria mudar de galáxia.
Pronto, desabafei.
interessante que os comentários nos "posts" da mídia "tradicional" são de apoio em comparação aos episódios de 08 de janeiro, mas o comportamento é parecido com a campanha de outro chefinho....