Por Anna Kroiss
Na noite de 31 do outubro de 1992 o canal britânico BBC apresentava um episódio especial que pegaria o país inteiro de surpresa naquela ‘bogey night’. Ghostwatch, hoje conhecido por todos como um filme, chocou milhares de pessoas que estavam sintonizadas assistindo a uma reportagem sobre uma residência mal assombrada. A matéria, que foi gravada (e em partes editada) previamente, foi exibida por um dos canais de maior prestígio e ninguém esperava que o programa que até então fazia reportagens reais e ao vivo usaria de artifícios de ficção para um especial de Halloween.
Algo semelhante aconteceu muitos anos antes, nesta ocasião ainda pela rádio. No domingo, 30 de outubro de 1938, o programa-líder The Chase and Sanborn Hour, que ia ao ar semanalmente às 20h00 pela NBC, apresentava números de comédia – apesar da NBC ser líder do horário, a rede CBS apresentava ao mesmo tempo um programa que narrava ao vivo histórias de mistério e fantasia, neste dia especial na voz do ainda futuro cineasta, Orson Welles.
O episódio da véspera do feriado de Halloween foi uma narração adaptada do romance A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells. Durante o programa, Orson Welles se propôs a atuar para impactar a história e somou à sua narrativa intervalos com um repórter entrando e saindo do ar que relatava um acidente que estava acontecendo em uma cidade próxima a Nova York, esta estaria passando por uma invasão alienígena – as pessoas que estavam ouvindo o programa desde o começo conseguiram captar a intenção ficcional de Welles, mas outras milhares que entravam durante o programa realmente acreditaram que aquilo se tratava de um caso real e ao vivo, ainda mais no momento em que o ator que interpretava o repórter entrou com uma declaração de emergência se passando pelo então presidente Franklin D. Roosevelt. O pânico estava instaurado. Apesar de estar um pouco ciente do caos, Welles só revelou de fato novamente que aquilo se tratava de um programa fantástico ao final da narração – característica impetuosa que viria se tornar das mais conhecidas no estilo do diretor que seria em breve mundialmente consagrado.
Produção de 2023, mas lançada semana passada aqui em nosso país, Entrevista com o Demônio carrega muito destas anteriores inspirações sensacionalistas midiáticas. O filme se passa durante um especial televisivo de Halloween. Jack Delroy, o protagonista líder de Night Owls, brilhantemente interpretado por David Dastmalchian, nos leva a um apresentador em crise dada a ameaça de perder seu programa por conta da baixa audiência, uma vez que concorria diretamente com o programa de Johnny Carson (a maior personalidade do mundo real televisivo). Jack Delroy está disposto a conseguir nesta noite medidora de audiência aquilo que precisa para não perder o tão sonhado lugar na mídia.
Assim como relatado nos primeiros instantes do filme, sabemos que nos anos 70 a questão da possessão demoníaca estava em alta, seja pelos crimes reais que chocaram o mundo, como os de Charles Manson que ganharam fama no período ou pelas produções cinematográficas como O Exorcista, a mídia soube muito bem aproveitar dessa corrente para elevar ao máximo sua audiência – e em Entrevista com o Demônio iremos conhecer com profundidade um caso particular de como esse meio não mede esforços para conseguir chegar ao topo.