14 Comentários

será que não vale a pena a gente parar com isso de setor estratégico e estabelecer uma política tributária minimamente sã com o menor número possível de casos especiais?

Expand full comment

O Estado brasileiro é inchado e nenhum governo se dispõe a fazer uma reforma administrativa, ao contrário, Lula aumentou a quantidade de ministérios. O judiciário brasileiro, bancado pelo contribuinte, é um dos mais caros do mundo. Não se corta gastos, apenas se aumenta gastos, e a fonte do Estado são os impostos, portanto uma reforma tributária q faça diferença, não apenas pela simplificação, mas tb pela redução da carga, parece de fato uma miragem. Será sempre um faz-de-conta, mexe-se em alguma coisinha aqui e ali p/ q tudo permaneça igual.

Expand full comment

O problema das políticas para setores estratégicos é que todos os setores se consideram estratégicos. Sem consenso sobre qual é mais importante, ou se reduz os tributos de todos ou se cobra impostos cheio de todos.

Expand full comment

Excelente texto!

Expand full comment

Triste é essa prática de dar voz a esses lobbies. Nessa o naoéimprensa agiu como toda o resto da imprensa...

Expand full comment

E o pior Rodolfo, iremos pagar 27 % de "IVA " p/ sustentar burocracia, funcionalismo público e um Estado inchado e corrupto ! estamos indo de fato na direção contrária !

Expand full comment

É importante frisar que a gente já paga esse nível de imposto, só não vemos. A reforma pelo menos deixa esse imposto visível.

Expand full comment

O problema não é a reforma tributária em si, mas sim a carga tributária que continuará enorme. Precisamos de uma reforma administrativa verdadeira e não novos concursos públicos, novos benefícios para o funcionalismo (judiciário e legislativo principalmente), no final do dia o que há é um estado gigante, que praticamente não gera retorno para a população e só tende a crescer ainda mais. Não ficaria surpreso se daqui 5 anos constatarmos que com a reforma a carga tributária aumentou ainda mais.

Expand full comment

Não precisa esperar 5 anos.

A única coisa boa da reforma é que deixará ainda mais óbvia a carga tributária estratosférica que pagamos.

Mas pouco vai adiantar. O brasileiro é tão trouxa que gosta até de pagar imposto para os seus ídolos. Os patos fazem até dancinha no tiktok para COMEMORAR imposto de comprinha da Chinha

Expand full comment

A única coisa que é estratégica no Brasil é o privilégio: cada setor pleiteando subsídio ou cobrança diferenciada de imposto. O artigo é o perfeito exemplo disso...

Expand full comment

“(…) será que não vale olhar para o exemplo da China, e incluirmos o setor de TI entre os segmentos estratégicos para o país, com o desconto de 60% da alíquota?”

Respeitosamente, não vale. Vale é atuar para excluir os que foram incluídos. E agradecer qualquer apoio nesse sentido.

Expand full comment

Acho q o governo só quer roubar para os seus amigos. Ninguém realmente quer fazer nenhuma reforma. Uma vergonha.

Expand full comment

O Bostil continuará sendo Bostil. Eternamente!

O Bostil merece os bostílicos que os governam.

Expand full comment

Eu só uso IA para repassar meus textos e fazer uns memes. 15 trilhões de dólares?

Expand full comment