#RevoltadosAFavor
Eles estão sempre contra algum detalhe do status quo e estão sempre a favor da situação.
Mariliz Jorge (ah, não) escreve sobre a reação da esquerda ao atentado contra Donald Trump (por favor, não).
E como a colunista decide começar? Citando Nelson Rodrigues, claro:
Não tem como não pensar em Nelson Rodrigues ao ver a reação de uma parte da esquerda diante do atentado contra Donald Trump. Muito antes da internet, bem anterior à democratização do debate público, quando polarização nem fazia parte do vocabulário, o escritor já vaticinava nosso futuro distópico: "os idiotas vão dominar o mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos".
Nélson Rodrigues é uma dessas personalidades built to suit, como se diz no mercado financeiro. Basta sacar da algibeira (ou da bolsa) e, voilà, temos uma citação provocativa que vai causar. Não se engane, leitor. Mariliz Jorge veio ao debate público para causar (Sim, sim, poderia ao menos afetar que, sei lá, leu o autor de Vestido de Noiva. A citação que a colunista usa pode ser encontrada no site pensador.com – mas eu sei, estou divagando).
Mariliz Jorge, no entanto, não tem tempo para essas veleidades. Como outros jornalistas da imprensa tradicional, a colunista e roteirista está preocupada em salvar a democracia. Para tanto, ela tem uma solução, baseada na frase batida de Nélson Rodrigues. “Vexar o idiota”: