Ontem faleceu, aos 89 anos, Robert Towne, autor de Chinatown, dirigido por Roman Polanski, e que tem o segundo roteiro mais perfeito da história do cinema.
(Obviamente, o roteiro mais perfeito da história do cinema é o de Se Meu Apartamento Falasse, de Billy Wilder, com Jack Lemmon e Shirley McLaine)
A cena abaixo (sim, contêm spoilers!) é a prova do talento de Towne de simplesmente chocar o espectador:
Quem quiser saber mais sobre a carreira de Towne - e a revolução que ele ajudou a provocar em Hollywood na década de 1970 -, não deixem de ler este fantástico livro de Sam Wasson (disponível na Amazon):
"Obviamente, o roteiro mais perfeito do cinema..." Obviamente, o estagiário delira. Obviamente, Billy Wilder é um dos melhores roteiristas do cinema. Obviamente, por ser estagiário (não pela função na empresa, mas pela idade), ainda cai na tentação de fazer listinhas de melhores disso ou daquilo. Obviamente, é um jeito de declarar seu amor tanto por Robert Towne quanto por Billy Wilder. Obviamente, jovens fazem declarações taxativas e do topo de sua imaturidade. Obviamente, pessoas mais velhas e supostamente maduras não deviam se incomodar com isso.
Maravilhoso!