Aqui no NEIM estamos sempre de olho no que os nossos assinantes comentam.
No meu post passado entitulado #AVoltaDosQueNãoForam eu recebi o seguinte comentário:
Uma solução refrescante para o problema que eu apontei no meu artigo anterior (LEIAM ELE AQUI) seria proibir o governo de gastar verba em publicidade.
Isso sequer faz sentido.
Pense comigo: Por que a Coca-Cola gasta muito dinheiro em publicidade? É porque ninguém é obrigado a gastar dinheiro com Coca-Cola. Ela precisa te convencer a pegar o seu dinheiro e comprar uma garrafa. E olha que o produto é uma delícia. Todo mundo gosta. Mesmo assim, você pode optar por comprar uma Pepsi, um suco, ou simplesmente beber água que é de graça. Se você fosse obrigado a comprar Coca-Cola certamente a empresa ia redirecionar os recursos usados em publicidade para outras coisas, afinal, com o problema de convencer o homem livre a comprar o seu produto resolvido, o caminhão de dinheiro que precisam gastar em publicidade poderia ser direcionado para outros objetivos serem alcançados.
Certo?
Pois bem, você tem a opção de não pagar o governo? Você pode optar usar o seu dinheiro para pagar outras empresas e serviços ao invés de pagar os serviços do governo? Não. Então eles precisam fazer publicidade para quê?
A única verba do tipo que o governo deveria estar autorizado a gastar deveria ser para campanhas informativas de interesse público, como dias e locais de vacinação, alertas de tempestades, segurança e coisas do tipo. Mas isso nem conta como publicidade. São avisos.
A verdade é que esse monte de desgraçado queima esse monte de dinheiro porque o dinheiro não é deles. É seu. E as agências contratadas e os veículos que recebem essa publicidade são todos compadres e lobistas do conluio.
A Coca-Cola usa o dinheiro dela para te convencer a beber uma bebida gostosa e refrescante.
O governo usa o seu próprio dinheiro para te lembrar que eles te enfiam um chorume amargo e indigesto goela abaixo todos os dias.
O mais curioso é que colocam em sigilo as informações que deveriam ser públicas. Ou seja, a comunicação em todos os poderes vai assumindo cada dia mais o caráter quase exclusivo de marketing eleitoral...
Darei meu humilde pitaco 🙃: não precisa de EC, pois o parágrafo 1• do artigo 37 da CF/88 não autoriza esse tipo de publicidade. Evidente violação do princípio da moralidade, porém a CF/88 ainda vive?
Tenho minhas dúvidas, rs. E digo mais, tudo começou em 1988 quando fizemos a opção por uma CF dirigente . Meu amigo, prepare seu bolso para pagar cada vez mais em prol do tal “ Estado Social”.
Pronto , desabafei. Credo, mundo jurídico é muito desanimador. Como sou ingênua e idealista, voltarei a focar no projeto: CAINDO FORA do DIREITO. De cega, já basta a estátua da justiça. 😸😸😸😸 Boa semana, pessoal ! 😊
PS: Adorei, Danilo. Eu também só pago tributo, boleto e, cada vez mais, alimento um fundo novo.
Fora isso, tenho vontade de quebrar minha raquete toda vez que leio o noticiário. Só não o faço porque o preço dela também está pela “hora da morte”. 💸💀🥃