Na Rádio Bandeirantes, Claudio Humberto ironizou o seu alívio em saber que a diplomacia brasileira não perdeu sua habilidade de negociar.
Segundo o jornalista, Lula ordenou que o Itamaraty não se movesse em relação às negociações com Trump e deixou bastante claro que queria explorar o conflito em nome de sua popularidade.
A ideia, muito evidente, de que Lula não quer negociar já é bastante ventilada pela imprensa, pois os sinais são fartos.
No dia 10 de julho, logo depois de receber a carta de Trump, Mauro Vieira foi despachado para a Croácia, depois Irlanda e, aparentemente, adiou o máximo que pôde seu retorno, voltando ao Brasil no dia 17. Só agora, no dia 28, o chanceler foi para os Estados Unidos. Para tratar da tarifa? Não. Para atacar Israel em reunião da ONU.
Não se sabe ainda se ele será recebido em Washington. Mas ele instruiu os oito senadores que foram para lá sem agenda, sem interlocução e sem rumo.
A foto icônica mostra uma das primeiras reuniões, deles com eles mesmos. O astronauta de bermuda... o que dizer? Estão no mundo da Lua?
Nos Estados Unidos também há recesso parlamentar e vários jornais estão ridicularizando a missão dos senadores que não têm agenda com nenhum representante do governo Trump.
Eduardo Bolsonaro, por sua vez, disse que trabalha para que não haja diálogo, ao mesmo tempo em que afirma que, para Trump, as tarifas não são uma questão só comercial e não serão resolvidas se Bolsonaro não for parte da negociação. Assim como Lula, bolsonaros trabalham só para manter o próprio circo.
A previsão é que o Brasil perca mais de 100 mil empregos e, caso decida retaliar, esse número pode chegar a quase 2 milhões. Claro que não é uma questão só comercial.
Talvez fosse melhor que a diplomacia brasileira tivesse desaprendido suas habilidades de negociação, do que se deixar humilhar e sabotar por Lula. Aliás, é só o que o país todo faz desde 2003.
Os políticos deste país estão cagando para a população. A população, por sua vez, acha legal receber dinheiro do céu, porque não enxergam que sem trabalho e qualificação não há renda.
Lula e Bolsonaro juntos novamente... e o povo que se lasque