Não É Imprensa

Não É Imprensa

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#[trabalharcansa]: Somos Nossos Piores Vilões

#[trabalharcansa]: Somos Nossos Piores Vilões

Sobre "A Substância", de Coralie Fargaet

Avatar de Livraria [trabalhar cansa]
Livraria [trabalhar cansa]
set 29, 2024
∙ Pago
40

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#[trabalharcansa]: Somos Nossos Piores Vilões
2
2
Compartilhar

Por Anna Kroiss

***

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso".

Tivesse um dos personagens mais famosos da história da literatura nascido nos dias atuais poderíamos enquadrá-lo em diversos novos problemas modernos que são desencadeados pela excessiva distribuição de modelos de perfeição impostos pelas mídias. A meu ver, Gregor Samsa de fato não havia se transformado num inseto, a história de Kafka não é literal no sentido monstruoso de seu protagonista - Gregor naquela manhã fatídica pode ter se percebido no limite de alguma perturbação - e, numa análise pessoal, acredito que Gregor se tornou uma pessoa doente mentalmente, algo como uma profunda depressão. Para quem já passou perto do que é a sensação desse mal sabe que a percepção que temos de nós mesmos se torna ínfima, dolorosa, cansativa e muitas vezes, repugnante. Gregor Samsa estava desassociado do Eu que conhecia até então, ele havia se tornado nada mais que um inseto asqueroso, assim também acontece com a brilhante (literalmente em seu sobrenome) Elizabeth Sparkle, personagem de Demi Moore no novo filme de Coralie Fargeat, A Substância.

A obra apresenta a história de uma atriz que passou pelo auge da fama há mais de duas décadas e hoje apresenta um programa fitness na TV. Sua carreira que outrora foi exaltada por todos hoje está decadente e a emissora onde trabalha busca um novo rosto para substituir a ultrapassada Sparkle - alguém mais jovem, bonita, que prenda a atenção de todos como um dia a jovem Elizabeth fez. De maneira geral - e para evitar contar maiores acontecimentos da trama -, a história do filme gira em torno de um drama importante da atualidade, o etarismo.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
Uma publicação convidada por
Livraria [trabalhar cansa]
Uma livraria que preza a cultura!
Inscreva-se em Livraria
© 2025 Não é Imprensa
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar