#TrumpContraOsIdentitários
As primeiras medidas do presidente dos EUA têm provocado choque e pavor na agenda woke
Donald Trump continua deixando os jornalistas desesperados.
A prova mais evidente disso está na chamada do texto de Edward Luce, o jornalista que o “Financial Times” arrumou para ser o hitman do presidente dos EUA.
Washington está mal preparada para a velocidade com que o presidente tem inundado a zona
Sim, sim, a tradução é pedestre, e o estagiário é só um estagiário, mas o conceito de flooding the zone corresponde a uma estratégia projetada ainda no primeiro mandato do Laranja, entre 2017 e 2020.
Quem explica é o jornalista brasileiro Gustavo Uribe, no site da CNN Brasil:
O modus operandi do presidente americano faz parte de uma estratégia aplicada em seu primeiro mandato por orientação de seu ex-conselheiro Steve Bannon, considerado guru da direita mundial.
Ela é chamada de “flood zone”. Em tradução literal, seria “inundação”. Ou seja, criar polêmicas diárias para desorientar a opinião pública e pautar os críticos ao seu governo.
Em resumo, a ideia seria direcionar a atenção de todos para uma polêmica superficial enquanto não se atentam ao que realmente importa.
Uribe não chegou à conclusão sozinho. Ele apenas leu o que sites norte-americanos, como a NPR, têm publicado nos últimos tempos.
A pergunta que tem de ser feita, portanto, é a seguinte: se todo mundo sabe da estratégia do Laranja, por que é que ela continua funcionando?