Não É Imprensa

Não É Imprensa

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#unamuno: A Luta do Tempo Sem Fim
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

#unamuno: A Luta do Tempo Sem Fim

Quando Hélio Gracie confrontou Waldemar Santana

Avatar de Unamuno Revista de Cultura
Unamuno Revista de Cultura
jan 30, 2025
∙ Pago
37

Share this post

Não É Imprensa
Não É Imprensa
#unamuno: A Luta do Tempo Sem Fim
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais
2
Compartilhar

por Milton Gustavo

Eis que coube a mim, faixa branca com um mísero grau na ponteira; um creonte, capaz de mudar de academia por três vezes em apenas um ano; um passador incapaz de escapar de uma guarda aranha, a imerecida honra de contar sobre a maior e mais longa luta da história. Um duelo de honra, entre homens de diferentes gerações, raças, classes sociais, formações e crenças; um combate à morte, que os tornou imortais.

Os antecedentes

Não me deterei nos ínfimos e íntimos detalhes da desavença entre os dois homens, Hélio Gracie, de 42 anos, aposentado dos rings havia três, proprietário de uma badalada academia de Jiu-Jitsu em Copacabana e maior ídolo do esporte nacional, e Waldemar Santana, 22 anos, forte como um garrote de invernada, seu antigo funcionário, que ali aprendeu a lutar e ombreou, na condição de sparring, com os maiores lutadores daquela escola.

Hélio e Waldemar repetiram o cansado tema descrito em todas as artes e em tantos capítulos comoventes da história: o conflito entre mestre e aprendiz. Alguns dizem que a malquerença começou porque Waldemar esqueceu torneiras abertas e foi esculachado na manhã seguinte; outros culpam a luta contra Biriba, vencida por Waldemar, que havia sido proibido, por Hélio, de participar.

Os supostos motivos, hoje irrelevantes, são delicados tons de uma mesma e universal melodia: o mestre impondo a Lei e o discípulo sonhando-se liberto. De imitador a rival, de fã a inimigo, pode ter certeza de que em algum lugar do mundo, exatamente nesse momento, há um Jesse James humilhando um Robert Ford e um Robert Ford se preparando para atirar na cabeça de seu Jesse James. Em toda parte, onde quer que algo esteja sendo ensinado, há um discípulo querendo superar seu mestre, e um mestre querendo aplicar uma derradeira lição.

O espaço

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
Uma publicação convidada por
Unamuno Revista de Cultura
Revista brasileira de cultura ----- Site: unamuno.com.br
Inscreva-se em Unamuno
© 2025 Não é Imprensa
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais