#URGENTE - (Matéria aberta para não assinantes) HAMAS VOLTA ATRÁS E NEGA CESSAR-FOGO COM ISRAEL
Atualizaremos esta matéria no decorrer do dia, conforme novas informações.
UPDATE 15:15 (Brasília) / 20:15 (Jerusalém) - O ministério do Exterior do Catar anunciou que o Hamas e Israel chegaram a um novo acordo de cessar-fogo em Gaza.
UPDATE 15:30 (Brasília) / 20:30 (Jerusalém) - Negociações envolveram representantes de Israel, do Hamas, dos EUA, do Egito e do Catar. De acordo com a imprensa internacional, o acordo prevê uma trégua prolongada e a troca de 250 prisioneiros palestinos por cada refém israelense “vivo ou morto”, e priorizará a libertação de crianças, mulheres e idosos.
UPDATE 15:45 (Brasília) / 20:45 (Jerusalém) - O novo acordo prevê uma primeira fase com duração de 40 dias. Uma fonte da Autoridade Palestina entrevistada pelo jornal The Jerusalém Post declarou em condição de anonimato: "Espero que o Hamas não rejeite o documento, mas também pode-se não se chegar a um acordo decisivo". (Via JPost)
UPDATE 15:55 (Brasília) / 20:55 (Jerusalém) - Termos exatos do acordo ainda não foram divulgados em nenhuma mídia.
UPDATE 16:00 (Brasília) / 21:00 (Jerusalém) - O antissemitismo aumentou globalmente 235% desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, segundo relatório anual disponibilizado pelo Ministério da Diáspora de Israel, juntamente com a Organização Sionista Mundial e a Agência Judaica. (Via StandWithUs Brasil)
UPDATE 16:08 (Brasília) / 21:08 (Jerusalém) - Uma fonte palestina que lidera uma facção dentro da Faixa de Gaza foi citada nos meios de comunicação árabes dizendo que “ainda não existe um acordo firmado” e que “o Hamas tem ‘reservas significativas’ para continuar em guerra”. A fonte prossegue estipulando condições, como a “cessação total dos combates e a retirada completa das forças israelenses de dentro Gaza, proporcionando abrigo às pessoas deslocadas, a reconstrução de Gaza e o levantamento do cerco”. (Via I24 News)
UPDATE 16:27 (Brasília) / 21:27 (Jerusalém) - HAMAS NEGA ESTAR DE ACORDO COM NOVO CESSAR-FOGO.
UPDATE 16:35 (Brasília) / 21:35 (Jerusalém) - A rede de televisão Al Jazeera tirou do ar a notícia sobre o suposto acordo de cessar-fogo que havia sido publicada mais cedo. Fontes palestinas trataram a informação como “pressa” do governo do Catar.
Sempre fica a impressão de q os terroristas ficam c/ a melhor parte. Libertar 250 assassinos por cada civil inocente (q pode até já estar morto) definitivamente não parece justo, nem bom. Os assassinos libertados se empenharão novamente em matar o máximo de civis israelenses.
A gente não entende nada dessas negociações e as dificuldades existentes, mas parece q não há muito o q comemorar.
Depois dizem os imbecis, que Israel é estado genocida. 250 terrorista por cada Israelense vivo ou morto é maior prova de não querer guerra e se preocupar com seu povo.