#URGENTE - Irã ataca Israel
Acompanhe em tempo real as últimas notícias da guerra que se iniciou neste sábado e que pode redesenhar o mapa do Oriente Médio para sempre.
De acordo com a imprensa israelense, a inteligência militar israelense detectou há pouco o lançamento de dezenas de drones suicidas do território iraniano em direção a Israel. Toda Força Aérea israelense e seus sistemas de proteção de ar já estão a postos. Estima-se que os artefatos levem cerca de nove horas para vencer a distância entre os dois países.
Todas as aulas em território israelense foram suspensas (a semana útil lá começa aos domingos) e os Estados Unidos já enviaram dois navios de guerra para a região.
Caso o ataque se confirme, espera-se a eclosão de uma guerra aberta entre Israel e o regime teocrático fundamentalista iraniano.
Mais cedo, o Irã invadiu e apreendeu o navio cargueiro de bandeira portuguesa MSC Aries, que navegava pelo Estreito de Ormuz, sob o pretexto de que a embarcação seria “ligada a Israel”. O governo de Portugal nega a acusação e exigiu a imediata devolução do navio, bem como de sua tripulação, que foram desviados para as águas do Irã. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que Teerã pratica pirataria e que deveria ser sancionado por isso: “O regime do aiatolá Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e que está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, disse Katz no X.
ATUALIZAÇÃO 18:15 (HORÁRIO DE BRASÍLIA): A Força Aérea da Jordânia está atuando em parceria com Israel na interceptação de artefatos lançados a partir do território do Iraque. O Egito anunciou o fechamento de seu espaço aéreo.
ATUALIZAÇÃO 18:35: Sirenes de alerta contra ataques aéreos acabam de soar na região da Galiléia (norte de Israel), elevando o temor de um ataque do Hezbollah a partir do território libanês.
ATUALIZAÇÃO 18:55: O Irã já teria lançado ao menos três baterias de drones explosivos de bases em seu próprio território e do Iraque. Analistas militares israelenses afirmam que é praticamente certo que mísseis também serão lançados. Os drones Shared são do mesmo tipo que a Rússia tem usado contra a Ucrânia, e carregam cargas explosivas consideradas pequenas, de 50kg. Já os mísseis têm um poder destrutivo consideravelmente maior. Estima-se que Israel e seus vizinhos tenham capacidade para inteceptar praticamente 100% destes artefatos e destrui-los no ar, antes mesmo de eles se aproximarem do território do Estado Judeu.
ATUALIZAÇÃO 19:07: As forças aéreas da Jordânia e da Arábia Saudita estão contratacando bases no Irã e no Iêmen. Aeronaves militares britânicas decolaram de uma base no Chipre em direção ao Oriente Médio para reforçar as defesas israelenses.
ATUALIZAÇÃO 19:18: Israel confirma lançamento de mísseis de cruzeiro a partir do território iraniano. Acredita-se que os principais alvos do Irã sejam as bases militares israelenses nas Colinas de Golã (norte) e no Deserto do Negev (centro).
ATUALIZAÇÃO 19:31: Irã ameaça vizinhos: Mohammad Reza Ashtiani, ministro da Defesa iraniano, fez há pouco um pronunciamento oficial na televisão. Ele ameaçou retaliar os países vizinhos que abrirem seus espaços aéreos para a aeronáutica israelense: "Qualquer país que permita que Israel utilize a sua terra ou espaço aéreo para operar contra nós receberá uma resposta firme da nossa parte", declarou.
ATUALIZAÇÃO 19:45: Irã envia mensagem para a ONU anunciando o fim dos ataques contra Israel.
ATUALIZAÇÃO 20:00: Começam a soar os alarmes em território israelense.
ATUALIZAÇÃO 20:20: Drones iranianos que não foram interceptados pelo caminho chegaram ao espaço aéreo israelense. O Iron Dome está ativo e eliminando praticamente todos. Não há relatos de quedas em nenhuma parte do território israelense. Abaixo, o céu em Jerusalém há poucos minutos.
ATUALIZAÇÃO 20:41: Imprensa confirma a primeira vítima em solo israelense: um menino beduíno de 10 anos de idade de Arad (sul) foi ferido na cabeça por estilhaços de um artefato iraniano abatido no ar. Ele foi atendido em estado grave e encaminhado para o Hospital Soroka, em Beersheva.
ATUALIZAÇÃO 21:23: Destroços de um míssil balístico iraniano abatido no ar cairam em Amã, capital da Jordânia. Não há relatos de vítimas no local. Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel se pronunciaram, informando que o Irã teria disparado cerca de 70 mísseis, além dos drones, e que uma base militar no sul foi atingida sem gravidade.
ATUALIZAÇÃO 21:38: O gabinete de guerra de Israel acaba de anunciar que aprovou a realização de uma “resposta sem precedentes” contra o Irã.
ATUALIZAÇÃO 22:00: De acordo com o Canal 14 de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente americano Joe Biden estão neste momento em conferência telefônica. Estima-se que ambos estejam acertando os detalhes de uma retaliação conjunta contra o Irã.
ATUALIZAÇÃO 23:48: Reina a mais absoluta tranquilidade em Israel. Seis horas à frente do fuso brasileiro, o domingo amanhece e a população aproveita para gozar suas últimas horas de descanso antes de iniciar mais uma semana de trabalho. O governo manteve a suspensão das aulas e de grandes concentrações em áreas abertas, mas o comércio e a indústria devem seguir normalmente. Há grandes expectativas quanto à prometida reação militar contra o Irã, mas ninguém prevê a proporção desta resposta, ou quando ela acontecerá.
ATUALIZAÇÃO 01:20: Israel solicitou e a ONU atendeu ao pedido por uma reunião de seu Conselho de Segurança, a ser realizada ainda neste domingo, em Nova York. Espera-se que Israel peça pela condenação da Guarda Revolucionária Iraniana como organização terrorista. A proposta, se apresentada, dificilmente será aprovada por Rússia e China — países com direito a veto no Conselho de Segurança e notórios apoiadores do Irã.
Victor Grinbaum, obrigada por ter nos mantido informados com suas atualizações, extremamente necessárias! 🙌
Vou sair daqui porque o ambiente ficou fétido!
Meu coração e minhas preces estão com Israel e o povo Judeu! 🙌❤️🙌
Nessa guerra entre Israel e países sanguinários de Oriente Médio que usam seu povo como escudo humano, que oprimem as mulheres e mantém uma cultura medieval, serei sempre a favor de Israel. 🇮🇱