#URGENTE - Israel contra-ataca Irã
Os ataques se concentram na capital Teerã, onde ocorreram várias explosões.
Israel deu início ao prometido contra-ataque ao Irã na madrugada deste sábado (hora local). Grandes explosões vêm sendo ouvidas em Teerã e também nas cidades de Karaj e Shiraz. Há relatos de explosões também em Damasco, na Síria. De acordo com a mídia israelense, o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Yoav Gallant estão comandando os ataques de um complexo seguro na sede da IDF em Tel Aviv. Os EUA teriam sido avisados da operação militar apenas momentos antes de seu início. A Casa Branca declarou: “Entendemos que Israel está realizando ataques direcionados contra alvos militares no Irã como um exercício de autodefesa e em resposta ao ataque de mísseis balísticos do Irã contra Israel em 1º de outubro", disse Sean Savett, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.
Segundo a Fars, agência de notícias oficial do Irã, "múltiplas bases militares no Oeste e Sudeste" de Teerã foram atacadas.” Em comunicado oficial, Daniel Hagari, porta-voz da Forças de Defesa de Israel (FDI) disse que "em resposta aos meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel, neste momento as nossas Forças de Defesa estão conduzindo ataques de precisão contra alvos militares no Irã”.
De acordo com as mídias israelenses, estão sendo atacados depósitos de armas e usinas de energia. A AFP informa que os dois aeroportos de Teerã não foram atacados.
Confira os vídeos abaixo:
Matéria em atualização constante.
Me sentiria mais tranquila (útil?) se estivesse em Israel nesse momento. Mas vou rezando daqui.
Só com a destruição dos aiatolás teremos a paz.