“Uma pesquisa aponta que o ICL Notícias é o veículo de informação mais confiável no Brasil”
“Onde?”
“No ICL Notícias”
“Mas foi o ICL que noticiou a própria manchete que mostra a credibilidade do portal?”
“Sim, foi”.
“E de quem é a pesquisa?”
“Da Fundamento Análises, empresa especializada em Business Intelligence em colaboração com a ANER (Associação Nacional de Editores de Revista) e o Instituto Palavra Aberta”.
O diálogo acima aconteceu na reunião de pauta em que o estagiário de NEIM comentava com os superiores a crise da mídia tradicional. As notícias são, de fato, alarmantes para a imprensa tradicional, levando em consideração os dados do levantamento:
De acordo com a pesquisa, 11% dos 1.321 entrevistados responderam que o ICL Notícias é o primeiro veículo que vem à cabeça quando pensam em fonte confiável de informações. Em seguida aparecem Globo (8%), G1 (6%), UOL (6%) e Revista Oeste (5%). Foram citados 129 diferentes veículos de comunicação.
Foram citados 129 veículos e o ICL foi mencionado em primeiro lugar. À frente de Folha, Estadão, Jovem Pan, GloboNews. O mais interessante do levantamento é que o portal ICL se apresenta como veículo que traz “críticas a setores que a mídia tradicional não costuma questionar”, como diz a nota oficial abaixo: