#ClimãoDaCOP30
A COP em Belém será muito simbólica: um monumento à incompetência disfarçada de hospitalidade tropical
“Estou absolutamente impressionado, e francamente confuso. Pela 3ª vez neste Bureau, todas as regiões do mundo falaram com uma só voz à presidência brasileira e nossas palavras parecem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Parece que estamos vivendo uma realidade paralela toda vez que participamos dessas reuniões”.
Juan Carlos Gómez, vice-presidente do bureau da COP está pasmo com a capacidade do governo e da organização do evento, que simplesmente ignora as reclamações que, segundo ele, vem de “todas as regiões do mundo com uma só voz”. Ele parece acreditar que bom senso e realidade tem algum efeito prático por aqui.
“Já expus as realidades da situação em termos simples. A presidência responde dizendo que não entendi as regras de procedimento e de diplomacia, que minhas palavras eram “inaceitáveis” e que a cidade-sede não seria alterada.
Mas é inaceitável fingir que está tudo bem enquanto as delegações enfrentam condições impossíveis. Se dizer a verdade me torna “não diplomático”, então talvez a diplomacia precise de menos polidez e mais honestidade”.
Fingir que está tudo bem em condições impossíveis é um esporte que dominamos bem. Polidez desonesta também é uma prática que defendemos com unhas e dentes. Gómez realmente tem uma sensibilidade ímpar para captar a essência do brasileiro...
Os preços exorbitantes das diárias, a incerteza em relação ao atendimento que terão nessas condições precárias, são preocupações razoáveis para quem quer falar sobre condições climáticas sem ter que tomar água contaminada e comer comida estragada. O Brasil parece determinado a transformar um evento sobre mudanças climáticas em um estudo de caso sobre mudanças de humor, alterações gastrointestinais e crises diplomáticas.
O governo insiste:
"Na reunião de sexta-feira (22/8) com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), pudemos mostrar que todas as condições logísticas, de infraestrutura e de segurança estão asseguradas para a realização da COP30".
Mostraram sim. É possível até imaginar o Power Point, mostrando direitinho todas as condições perfeitas do evento apontando para o responsável pela melhor COP de todos os tempos.
No início do mês de agosto, 25 países solicitaram a mudança da sede da COP30. Nem foram ouvidos. Mas nas redes sociais e colunas daquela imprensa que nunca falha chovem comentários de que a culpa é do Trump e, sobretudo, dos governadores da direita que vão boicotar o evento.
Gómez afirmou que o governo de Lula desrespeita os participantes, já que mais de 70% das delegações ainda nem puderam reservar acomodações. Ô dó!
“Viemos aqui para construir confiança e soluções. Em vez disso, nos oferecem desculpas e absurdos”
Bem-vindo ao Brasil de Lula, prezado Gómez!
A COP em Belém será muito simbólica. Um monumento à incompetência disfarçada de hospitalidade tropical. Muita gente reclamando para pouca ou nenhuma solução. A COP30 não será apenas um fracasso logístico, será o retrato fiel do teatro global que essas conferências se tornaram. Um palanque que serve só para desperdiçar o dinheiro público com mentiras e promessas vazias e irrealizáveis. Ninguém conseguiria representar isso melhor do que Lula.
COP30 nada! FLOP30, isso sim!
ahahahahahaha, só agora percebi que o Curupira usa 2 tornozeleiras !!!! É simbólico !!!