Em pleno governo Reagan foi lançado para a TV, O Dia Seguinte - foi ao ar nos EUA em novembro de 1983, e veio pro Brasil com transmissão na Globo, realizada após o Fantástico. Seu impacto foi enervante e aterrador.
Depois veio o discurso do Reagan em Berlim, Chernobyl, e uma violenta recessão nos lados da União Soviética. Gorbachev fez o resto. A guerra fria terminava.
Passou na Globo? Mesmo? Nem lembro. Eu vi no cinema. Mas pra você ver como o tema voltou a ficar quente no período, até esse filme fizeram
Que ainda que feito para a TV, era melhor do que o Oppenheimer do idiota do Nolan feito hoje (que os estagiários do NEIM não me ouçam porque eles amam aquela porcaria 🤣🤣🤣)
Nos anos 80, Paulo Francis falava muito em guerra atômica, terror nuclear e extinção da civilização. Volta e meia mencionava tal em suas colunas.
Talvez mobilizado pelo acirramento no período do tema Guerra Fria como resultado do investimento de Ronald Reagan no programa Guerra nas Estrelas, do Papa João Paulo II articulando com o sindicalista Lech Walesa a derrocada do comunismo na Polônia e Margaret Thatcher em dura queda de braço com o sindicato dos mineradores para tentar evitar que a Inglaterra escorregasse ainda mais na direção do terceiro mundo. Ganharam todos e o capitalismo enveredou outra dinâmica no período. A União Soviética jogou a toalha porque como a economia mambembe de todo regime socialista não enriquece nação alguma, não tinha dinheiro para acompanhar a nova corrida armamentista implementada por Reagan. Assim, admitiu que regime econômico sem competição e liberdade não gera riqueza pra ninguém, instalou um McDonald's na Praça Vermelha, passou a exibir Prince na MTV e se desmilinguiu: seu PIB hoje consegue ser menor do que o da Califórnia de Ronald Reagan e até da Espanha.
Francis falava muito na época em guerra atômica e corrida nuclear porque a atmosfera era essa mesmo (até em clips de música na MTV a coisa estava presente). Comentava sobre como muitos amigos com quem conversava a respeito viravam a cara diante de jornais com matérias sobre o assunto que ele mostrava. E sublinhava achar engraçado esse comportamento entre seus conhecidos
No programa Manhattan Connection que recordou Francis no início desse ano, Caio Blinder chegou a comentar sobre como ele dominava mesmo o assunto. E é verdade. Estava sempre em suas colunas. Ele falava muito a respeito.
Só espero que o tema nuclear, se vier a crescer, seja tratado pelo olhar de um Francis e não pelo "inteligentinho" afetação do Nolan. Já bastam os Spielberg da vida
Enquanto a Rússia afunda e o Brasil patina, Twain decola:
Na revista digital Crusoe em 05/04/24:
As virtudes de Taiwan
Em sua coluna para a edição de número 309 da Crusoé, Márcio Coimbra repercute o terremoto em Taiwan que mostrou como o país produziu uma sociedade virtuosa, aberta e moderna em pouco tempo e com uma economia sólida.
Taiwan voltou ao noticiário nos últimos dias por ter sido vítima de um terrível terremoto que tirou a vida de ao menos oito pessoas, ferindo 800 e deixando ao menos 120 presas. O sismo de magnitude de 7,2 abalou a cidade de Hualieng, no nordeste do país. O número reduzido de vítimas fatais, entretanto, mostra a excelente estrutura na capital e principais cidades, baseada em tecnologia de ponta, protegendo a população de um abalo que poderia ter produzido um enorme desastre.
Esse evento mostra como o país produziu uma sociedade virtuosa, aberta e moderna em pouco tempo, capaz de proteger-se de catástrofes naturais, mesmo com a sombra das ameaças de um vizinho continental que insiste em desafiar sua soberania. Estamos falando de um país que optou por criar um modelo de sociedade baseado nos pilares da democracia, produtividade, inovação, educação universal de ponta e amplo comércio exterior sem restrições ou amarras, servindo como poderoso motor para impulsionar a economia.
As lições trazidas por este modelo são diversas e deveriam ser observadas pelo Brasil. Taiwan, que possui um território menor que o estado do Rio de Janeiro, possui crescimento de país emergente e produtividade de país desenvolvido, sobressaindo no campo econômico. Nos últimos 30 anos, o PIB per capita, em dólares, cresceu 220% (4% ao ano), comparado a 2,5% ao ano da Europa. Em valores absolutos, a produtividade é quase três vezes maior que a da China continental e aproxima-se de patamares europeus. Além disso, a ilha ocupa altas colocações em diversos rankings internacionais:
- 12º lugar no ranking de competitividade do World Economic Forum 2019.
- 11º lugar no Índice de Liberdade Econômica da Heritage, à frente dos EUA (17º), Japão (30º), França (64º) e Brasil (143º).
- 3º melhor destino para investimentos, de acordo com o Business Enviroment Risk Intelligence 2020, atrás da Suíça e da Noruega.
- 15º melhor país para se fazer negócios, no ranking do Banco Mundial.
- 18º melhor ambiente empresarial, segundo a The Economist.
A proporção de empresas de
tecnologia na bolsa é de quase 60%
batendo com facilidade o Brasil, com apenas 1%, Europa, com tímidos 7%, e até os EUA com 37%. A alta representatividade é impulsionada pela TSMC, maior empresa de semicondutores do mundo, avaliada em mais de 400 bilhões de dólares Para se ter uma ideia, a empresa produz 54% dos semicondutores do planeta, seguida pela Samsung, com
17% de fatia de mercado. A
tecnologia taiwanesa está presente
em nossos smartphones, televisores, videogames e computadores, o quevsignifica que todos carregamos um pouco de Taiwan todos os dias.
Taiwan possui alta conectividade. De seus mais de 23 milhões de
habitantes, 86% possuem acesso
móvel (celulares e tablets) à Internet ficando em 3° lugar no ranking asiático, atrás apenas de Japão e Coréia do Sul. Além disso, o número de páginas acessadas per capita é o maior da região, ou seja, sua população é altamente engajada no consumo de conteúdo online. Um total de 90% dos lares possui conexão web e 99% da população é alfabetizada.
○ país asiático é o 5" do mundo em
volume de reservas de moeda
estrangeira, com mais de 4 trilhões
de dólares. Taiwan é também
altamente desalavancada, com um
índice dívida/PIB de 32% (contra
135% dos EUA e 240% do Japão),
assegurando o cumprimento de suas dívidas e plena estabilidade fiscal.
E tudo isso é feito dentro de um
regime democrático. Taiwan é uma
democracia semipresidencialista com sufrágio universal. O presidente atua como Chefe de Estado e a Assembleia
Nacional serve como órgão
legislativo. A 163 eleição presidencial e vice-presidencial foi realizada em janeiro de 2024, com uma taxa de participação de 71,35%. William Lai, do Partido Democrático Progressista foi eleito presidente com 40% dos votos.
○ Brasil possui relações comerciais
relevantes com Taiwan, sendo o seu
maior parceiro comercial na América Latina e Taiwan é um dos principais parceiros econômicos do Brasil na Ásia. Nossos principais produtos de exportação para a ilha são minério, soja, milho, madeira, aço, algodão, couro e granito.De lá chegam equipamentos elétricos
equipamentos de registro, LCD,
produtos siderúrgicos e produtos de plástico. O Brasil é o décimo oitavo maior parceiro comercial de Taiwan. Há um mundo ainda inexplorado para muitas parcerias avançarem.
Por exemplo, Taiwan é um grande
mercado consumidor de café, que
movimenta cerca de 2,5 bilhões de
dólares e possui aproximadamente
4.500 cafeterias. Esse é só um
exemplo do potencial de parceria em um setor. Durante minha gestão
como Diretor da Apex-Brasil, sempre enxerguei Taiwan como um excelente parceiro comercial. Como sempre digo, democracias gostam de democracias.
Aqui um tema importante. Taiwan é
um país que realiza investimento
direto estrangeiro não predatório e
sem contrapartidas polfticas
escondidas, ao contrário de outros
parceiros comerciais altamente
badalados em nosso país.O
resultado foi o aporte de recursos de qualidade, aqueles necessários para nosso país, que geram inovação, empregos e recursos no longo prazo. Excelentes exemplos foram a chegada de empresas do porte da Foxconn, ASUS, Compal, Acer, AOC International, Gigabyte Technology, D-Link, Micro-Star International entre tantas outras.
○ sistema de proteção desenhado e implementado por Taiwan diante de possíveis catástrofes naturais foi
responsável por salvar milhares de
vidas e preservar de forma segura a
infraestrutura do país, mantendo sua economia e fluxos comerciais
intactos. Taiwan e Brasil devem
estreitar ainda mais os laços e
aprofundar a cooperação bilateral
principalmente nos segmentos de
economia, cultura e tecnologia
aprofundando o relacionamento
entre os dois países. Estamos diante de uma ilha de prosperidade e oportunidades que deveria ocupar
Em pleno governo Reagan foi lançado para a TV, O Dia Seguinte - foi ao ar nos EUA em novembro de 1983, e veio pro Brasil com transmissão na Globo, realizada após o Fantástico. Seu impacto foi enervante e aterrador.
Depois veio o discurso do Reagan em Berlim, Chernobyl, e uma violenta recessão nos lados da União Soviética. Gorbachev fez o resto. A guerra fria terminava.
Passou na Globo? Mesmo? Nem lembro. Eu vi no cinema. Mas pra você ver como o tema voltou a ficar quente no período, até esse filme fizeram
Que ainda que feito para a TV, era melhor do que o Oppenheimer do idiota do Nolan feito hoje (que os estagiários do NEIM não me ouçam porque eles amam aquela porcaria 🤣🤣🤣)
Nos anos 80, Paulo Francis falava muito em guerra atômica, terror nuclear e extinção da civilização. Volta e meia mencionava tal em suas colunas.
Talvez mobilizado pelo acirramento no período do tema Guerra Fria como resultado do investimento de Ronald Reagan no programa Guerra nas Estrelas, do Papa João Paulo II articulando com o sindicalista Lech Walesa a derrocada do comunismo na Polônia e Margaret Thatcher em dura queda de braço com o sindicato dos mineradores para tentar evitar que a Inglaterra escorregasse ainda mais na direção do terceiro mundo. Ganharam todos e o capitalismo enveredou outra dinâmica no período. A União Soviética jogou a toalha porque como a economia mambembe de todo regime socialista não enriquece nação alguma, não tinha dinheiro para acompanhar a nova corrida armamentista implementada por Reagan. Assim, admitiu que regime econômico sem competição e liberdade não gera riqueza pra ninguém, instalou um McDonald's na Praça Vermelha, passou a exibir Prince na MTV e se desmilinguiu: seu PIB hoje consegue ser menor do que o da Califórnia de Ronald Reagan e até da Espanha.
Francis falava muito na época em guerra atômica e corrida nuclear porque a atmosfera era essa mesmo (até em clips de música na MTV a coisa estava presente). Comentava sobre como muitos amigos com quem conversava a respeito viravam a cara diante de jornais com matérias sobre o assunto que ele mostrava. E sublinhava achar engraçado esse comportamento entre seus conhecidos
No programa Manhattan Connection que recordou Francis no início desse ano, Caio Blinder chegou a comentar sobre como ele dominava mesmo o assunto. E é verdade. Estava sempre em suas colunas. Ele falava muito a respeito.
Só espero que o tema nuclear, se vier a crescer, seja tratado pelo olhar de um Francis e não pelo "inteligentinho" afetação do Nolan. Já bastam os Spielberg da vida
Enquanto a guerra fria perdurou, o sentimento americano em relação ao risco nuclear era muito forte. Temor e pavor.
Nos anos 80, na Europa, era o que os jovens mais temiam
Enquanto a Rússia afunda e o Brasil patina, Twain decola:
Na revista digital Crusoe em 05/04/24:
As virtudes de Taiwan
Em sua coluna para a edição de número 309 da Crusoé, Márcio Coimbra repercute o terremoto em Taiwan que mostrou como o país produziu uma sociedade virtuosa, aberta e moderna em pouco tempo e com uma economia sólida.
Taiwan voltou ao noticiário nos últimos dias por ter sido vítima de um terrível terremoto que tirou a vida de ao menos oito pessoas, ferindo 800 e deixando ao menos 120 presas. O sismo de magnitude de 7,2 abalou a cidade de Hualieng, no nordeste do país. O número reduzido de vítimas fatais, entretanto, mostra a excelente estrutura na capital e principais cidades, baseada em tecnologia de ponta, protegendo a população de um abalo que poderia ter produzido um enorme desastre.
Esse evento mostra como o país produziu uma sociedade virtuosa, aberta e moderna em pouco tempo, capaz de proteger-se de catástrofes naturais, mesmo com a sombra das ameaças de um vizinho continental que insiste em desafiar sua soberania. Estamos falando de um país que optou por criar um modelo de sociedade baseado nos pilares da democracia, produtividade, inovação, educação universal de ponta e amplo comércio exterior sem restrições ou amarras, servindo como poderoso motor para impulsionar a economia.
As lições trazidas por este modelo são diversas e deveriam ser observadas pelo Brasil. Taiwan, que possui um território menor que o estado do Rio de Janeiro, possui crescimento de país emergente e produtividade de país desenvolvido, sobressaindo no campo econômico. Nos últimos 30 anos, o PIB per capita, em dólares, cresceu 220% (4% ao ano), comparado a 2,5% ao ano da Europa. Em valores absolutos, a produtividade é quase três vezes maior que a da China continental e aproxima-se de patamares europeus. Além disso, a ilha ocupa altas colocações em diversos rankings internacionais:
- 12º lugar no ranking de competitividade do World Economic Forum 2019.
- 11º lugar no Índice de Liberdade Econômica da Heritage, à frente dos EUA (17º), Japão (30º), França (64º) e Brasil (143º).
- 3º melhor destino para investimentos, de acordo com o Business Enviroment Risk Intelligence 2020, atrás da Suíça e da Noruega.
- 15º melhor país para se fazer negócios, no ranking do Banco Mundial.
- 18º melhor ambiente empresarial, segundo a The Economist.
A proporção de empresas de
tecnologia na bolsa é de quase 60%
batendo com facilidade o Brasil, com apenas 1%, Europa, com tímidos 7%, e até os EUA com 37%. A alta representatividade é impulsionada pela TSMC, maior empresa de semicondutores do mundo, avaliada em mais de 400 bilhões de dólares Para se ter uma ideia, a empresa produz 54% dos semicondutores do planeta, seguida pela Samsung, com
17% de fatia de mercado. A
tecnologia taiwanesa está presente
em nossos smartphones, televisores, videogames e computadores, o quevsignifica que todos carregamos um pouco de Taiwan todos os dias.
Taiwan possui alta conectividade. De seus mais de 23 milhões de
habitantes, 86% possuem acesso
móvel (celulares e tablets) à Internet ficando em 3° lugar no ranking asiático, atrás apenas de Japão e Coréia do Sul. Além disso, o número de páginas acessadas per capita é o maior da região, ou seja, sua população é altamente engajada no consumo de conteúdo online. Um total de 90% dos lares possui conexão web e 99% da população é alfabetizada.
○ país asiático é o 5" do mundo em
volume de reservas de moeda
estrangeira, com mais de 4 trilhões
de dólares. Taiwan é também
altamente desalavancada, com um
índice dívida/PIB de 32% (contra
135% dos EUA e 240% do Japão),
assegurando o cumprimento de suas dívidas e plena estabilidade fiscal.
E tudo isso é feito dentro de um
regime democrático. Taiwan é uma
democracia semipresidencialista com sufrágio universal. O presidente atua como Chefe de Estado e a Assembleia
Nacional serve como órgão
legislativo. A 163 eleição presidencial e vice-presidencial foi realizada em janeiro de 2024, com uma taxa de participação de 71,35%. William Lai, do Partido Democrático Progressista foi eleito presidente com 40% dos votos.
○ Brasil possui relações comerciais
relevantes com Taiwan, sendo o seu
maior parceiro comercial na América Latina e Taiwan é um dos principais parceiros econômicos do Brasil na Ásia. Nossos principais produtos de exportação para a ilha são minério, soja, milho, madeira, aço, algodão, couro e granito.De lá chegam equipamentos elétricos
equipamentos de registro, LCD,
produtos siderúrgicos e produtos de plástico. O Brasil é o décimo oitavo maior parceiro comercial de Taiwan. Há um mundo ainda inexplorado para muitas parcerias avançarem.
Por exemplo, Taiwan é um grande
mercado consumidor de café, que
movimenta cerca de 2,5 bilhões de
dólares e possui aproximadamente
4.500 cafeterias. Esse é só um
exemplo do potencial de parceria em um setor. Durante minha gestão
como Diretor da Apex-Brasil, sempre enxerguei Taiwan como um excelente parceiro comercial. Como sempre digo, democracias gostam de democracias.
Aqui um tema importante. Taiwan é
um país que realiza investimento
direto estrangeiro não predatório e
sem contrapartidas polfticas
escondidas, ao contrário de outros
parceiros comerciais altamente
badalados em nosso país.O
resultado foi o aporte de recursos de qualidade, aqueles necessários para nosso país, que geram inovação, empregos e recursos no longo prazo. Excelentes exemplos foram a chegada de empresas do porte da Foxconn, ASUS, Compal, Acer, AOC International, Gigabyte Technology, D-Link, Micro-Star International entre tantas outras.
○ sistema de proteção desenhado e implementado por Taiwan diante de possíveis catástrofes naturais foi
responsável por salvar milhares de
vidas e preservar de forma segura a
infraestrutura do país, mantendo sua economia e fluxos comerciais
intactos. Taiwan e Brasil devem
estreitar ainda mais os laços e
aprofundar a cooperação bilateral
principalmente nos segmentos de
economia, cultura e tecnologia
aprofundando o relacionamento
entre os dois países. Estamos diante de uma ilha de prosperidade e oportunidades que deveria ocupar
posição de destaque no radar
comercial de nosso país
Link:
https://crusoe.com.br/o-caminho-do-dinheiro/as-virtudes-de-taiwan/.