Claro que funciona né, Diogo? Tudo funciona, desde que sirva para catalizar e fortaleceer o sentimento da tribo aqui do NEIM. The Medium is the Message (McLuhan)
Ontem no MC com 10 mil assistindo online, a maioria na expectativa de vê-lo e ouvi-lo desancando o mau brasileiro de plantão. Afinal, sua expressão será sempre espontânea e autêntica por qualquer dos meios que se utilize. E cada qual com sua força, alcance e capacidade de adesão.
Bom dia! Não é memória. Vídeos 1x por semana em que retomariam a memória que fica esquecida pela imprensa em meio a tanta agitação... Por exemplo, tenho visto jornalistas experientes dizerem q Lula diz isso e aquilo pq está velho... qd todos sabemos q ele sempre disse idiotices e todos sempre bateram palmas. Falta esse cuidado de juntar os pedaços e dar forma às notícias num quadro maior. Seja no texto ou no vídeo tudo virou "react" e acho que faltam boas sínteses que ampliem a visão para um cenário maior do q o presente ou recente. Os vídeos começariam focados em um assunto bem específico e daí reduziria o zoom para enxergar o tamanho da meleca à distância.. um exercício filosófico rápido, simples e indolor, sem muitas delongas para respeitar todo tipo de sensibilidades 🥲
Mas, como alguns outros assinantes, voto nos textos.. nem sempre posso ver os vídeos...
Eu entendo o que ele diz, mas sou “antigo” e gosto de ler.
É silenciosamente conveniente quando se está no meio de outras pessoas, à noite na cama, quando vc faz companhia à alguém que assiste TV, nos permite até ler notícias contra Lula e Bolsonaro no meio de Lulistas e Bolsonaristas sem correr riscos de agressão! Hahahahaha
Ler nos transporta à um outro mundo.
Mas, este ano estarei mais para 60 do que pra 50. Já não conto mais.
Já estou nos setenta e gosto do silêncio e da imaginação propiciados pela leitura mas, precisamos encontrar formas de atrair mais audiência sem perder a essência do que o site se propôs a fazer - não ser imprensa.
Se os vídeos curtos atrai o pessoal devemos usar esse canal de informação também. O YouTube garante uma excelente audiência. As rádios também estão utilizando imagem para tentar manter audiência e sobreviverem.
O próprio celular é mais utilizado para chamadas de vídeo do que exclusivamente áudio.
O mais importante é garantir a perenidade do site.
Bom dia, Diogo. Vídeos talvez sejam o indicado pelos especialistas, mas eu particularmente gosto de textos curtos. Mas é meu gosto bem particular, apesar do tempo de sobra para ver vídeos. Priscas eras, eu assinava Veja só para ler sua “coluninha” semanal. Qualquer meio que usarem, eu apoiarei, para que essas resmunguices de vcs não nos deixem.
Bom dia? Diogo! Eu ñ sei se vídeos vão garantir alguma coisa, mas eu gosto 😊! (Já teve um teste no começo do ano, né? Um chamado "carniça de Lula" - ñ achei aqui pra confirmar; um sobre IA e Gilmar Mendes - esse eu até mostrei pra minha mãe 😅; e um q o Palmiro fez questão de participar, todo fofo❣)
Ñ sou parâmetro pra nada, mas fiquei com uma conta no Twitter, basicamente por causa de 3 pessoas q gosto muito (ñ precisa dizer, mas o senhor é uma delas); assisto o MC no domingo as 22h (isso é uma baita prova de carinho e amizade!); e torço (muito) pra q esse site deslanche (pra cada um de vcs, para outros e para nós assinantes - por q aí acho q rola um "dia do assinante" 2 x por semana, né??😜).
Ps: se forem fazer vídeos, postem em outros lugares junto c um "para mais...", ñ tenho nada dessas coisas, mas vejo diariamente o qto as pessoas estão amarradas (de forma doentia) em vídeos curtos!
Diogo.... muito difícil sabermos qual o "certo" a ser feito, ou o melhor caminho. Vivemos, sempre, de tentivas. Tentar o melhor que se pode é a certeza da consciência tranquila. Acho que o NEIM é a tentativa mais original e objetiva que se pode ter nestes tempos. Que vocês continuem tentando e achando os melhores caminhos. Se for por vídeo, que seja. Sou mais "old fashion" e ainda prefiro ler, pois nos permite abrir mão de fones de ouvidos ou de importunar aos vizinhos. Seja como for, o NEIM é um pouco "rio indo ao mar", já não se pode deter naturalmente. Deus abençoe vocês, seu trabalho e suas escolhas! Parabéns!
Como trabalhador no ramo da tecnologia (sou engenheiro de software), infelizmente tenho que concordar.
Enquanto tiver alguém ajustando os parâmetros sobre o que entra e o que sai, ele será invencível.
Como exemplo, AI aprende apenas baseado no que vc oferece como parâmetro, logo, não é 100% inteligente pq é presa ao algoritmo. Se isso é bom por um lado (pode nos manter vivos, e não é teoria da conspiração) nos amarra à “AI” que gera soldados nazistas negros :(
Diogo, não é só o Toffoli (o q já não é pouca coisa), é tanta coisa degradada no Brasil, em tudo, q até a nossa indignação diária e profunda acaba tb caindo no lugar comum. Noutros tempos, não muito distantes, escândalos do porte da canetada indecente do Toffoli abalavam a republiqueta bananeira, q ainda guardava algum pudor. Hoje está tudo normalizado, tudo é relativizado, deglutido, e de escândalo em escândalo tornamo-nos um país completamente apodrecido. Mas eu não culpo apenas os podres poderes, não, se chegamos até esse grau de infâmia foi pq deixamos. A polarização maldita e os interesses mesquinhos fizeram do Brasil essa pocilga. E nós deixamos.
Seu post de novo deixa no ar um preâmbulo de despedida, o q é muito triste. Vc é a alma do NEIM, do q ele representa. Se meu apelo servir, eu peço: não desista. A gente sabe q em tudo existe um custo, seja financeiro, seja de esforço pessoal, e às vezes realmente não dá p ir adiante.
Talvez um pouco mais de resistência, voltar à mesma agilidade do princípio, mais textos, não precisam ser longos, mais diretos (não é preguiça de ler, é disponibilidade). Não sei se vídeos vão ajudar, é um instrumento já banalizado, todo mundo posta vídeos e depende muito da qualidade p despertar o interesse.
Enfim, querido Diogo, se vc desistir, saiba q tem um bocado de gente q vai ficar muito chateada. Abração
Vídeo ou texto, para mim o importante é o conteúdo. Seja qual for o meio, não desistirei de minha assinatura. Espero sinceramente que não desistam de mim. Vocês são importantíssimos para a democracia.
Toffoli salvou da opressão nazista de Moro honestos políticos, que apensas tiveram campanhas financiadas com dinheiro de propina (portanto a democracia já não existia de fato há 30 anos).
Ele salvou nossa democracia de fascistas como Moro e Deltan, que queriam falir gigantes nacionais irrepreensíveis, a mando da CIA.
Onde já se viu prender diretor da Petrobras com 100,000,000 de dólares na Suíça?! Que país é esse se não fosse Dias Toffoli?
Se não fosse o grande Dias Toffoli estaríamos todos hoje sob o jugo de fascistas, tendo posts censurados, com um legislativo cheio de corruptos, e com notórios corruptos a solta.
Ainda bem que há Dias Toffoli, sem eles estaríamos num mato sem cachorro!
</sarcasmo>
PS: o nosso grande Volney Faustini recomendou o livro recém publicado "Lava a Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil"
Autora: Lígia Maura Costa
Entrevistas muito interessantes tanto com advogados de corruptos, todos com a mesma historinha nojenta, com procuradores tanto brasileiros e da Suíça e do Peru. Muito bom livro.
Bom dia, bem Diogo gosto muito de ler suas palavras desde de a veja (últimas páginas) não sou muito fã de vídeos nem curto nem longos mas se é pra acrescentar assinantes vamos lá.
Bom dia Diogo. Eu, particularmente, gosto de textos curtos e direto ao ponto. Vídeos na mesma linha: curtos, temas delimitados e audíveis, com pitadas de espirituosidade e humor. Tem informação em excesso na mídia e o NEIM tem que filtrar o que interessa para não cansar o leitor. Acho o site muito referenciado. Uma linha editorial mais focada nos grandes temas de política e cultura prenderia mais os assinantes. Penso eu. Sucesso! Um abraço
Vídeos curtos, até 10 min. Da sua tela de Pc com a narração enquanto navega por jornais e sites de imprensa inclusive exterior ( sem mostrar conteúdo pago). Fazendo uma varredura dos mais importantes.
Outros vídeos sobre cultura, mas sempre com algum convidado nacional. Sempre mostrando um pouco do trabalho, direto na tela mesmo.
Em todos os casos seu rosto no canto da tela, narrando. E o do convidado junto quando houver.
Outros seriam entrevistas rápidas com assinantes mesmo.
Apesar da escrita ser mais elaborado que a fala , não tem todas as dimensões do vídeo , a não ser que você escreva um romance . No vídeo , facilmente se percebe as emoções , tons de voz , expressões faciais , as pausas , dinâmica , interação entre pessoas entre muito mais efeitos que possibilitam captar de uma maneira mais divertida o conteúdo .
Acho que o Diogo poderia fazer como o Sergio Sacani: ser a ponte entre um assunto complexo-no caso a política- e o povão. Aparecer em tudo o que é podcast e criar seu próprio programa de entrevistas semanais.
Bom dia! Na era do tic tok ler tornou-se cansativo, além do que, vídeos tornam o diálogo entre escritor e o seu público mais próximo e ao ver a pessoa que apresenta a narrativa ou imagens sobre o que está sendo apresentado pode destacar confiança e credibilidade. Vivemos os tempos das imagens. É o que penso.
Boa tarde, Diogo. Eu pessoalmente prefiro ler, porque é mais fácil em algumas circunstâncias, mas acho válido vocês tentarem fazer alguns vídeos (curtos, de preferência). Espero que o site continue, porque é nossa única chance de ouvir algo diferente dos comunicados de imprensa que grassam por aí. Muito sucesso para vocês e muito obrigada pelo que fazem por nosso malfadado país.
Claro que funciona né, Diogo? Tudo funciona, desde que sirva para catalizar e fortaleceer o sentimento da tribo aqui do NEIM. The Medium is the Message (McLuhan)
Ontem no MC com 10 mil assistindo online, a maioria na expectativa de vê-lo e ouvi-lo desancando o mau brasileiro de plantão. Afinal, sua expressão será sempre espontânea e autêntica por qualquer dos meios que se utilize. E cada qual com sua força, alcance e capacidade de adesão.
O MC, caro Volney, também não funciona, apesar dos espectadores. Faltam anunciantes. Ninguém quer se meter em confusão
Lucas Mendes cada vez mais chato e inconveniente atrapalhando tudo e todos. Não da.
Bom dia! Não é memória. Vídeos 1x por semana em que retomariam a memória que fica esquecida pela imprensa em meio a tanta agitação... Por exemplo, tenho visto jornalistas experientes dizerem q Lula diz isso e aquilo pq está velho... qd todos sabemos q ele sempre disse idiotices e todos sempre bateram palmas. Falta esse cuidado de juntar os pedaços e dar forma às notícias num quadro maior. Seja no texto ou no vídeo tudo virou "react" e acho que faltam boas sínteses que ampliem a visão para um cenário maior do q o presente ou recente. Os vídeos começariam focados em um assunto bem específico e daí reduziria o zoom para enxergar o tamanho da meleca à distância.. um exercício filosófico rápido, simples e indolor, sem muitas delongas para respeitar todo tipo de sensibilidades 🥲
Mas, como alguns outros assinantes, voto nos textos.. nem sempre posso ver os vídeos...
O plano é ótimo, Laís, mas não sou capaz de fazer tudo isso
Respeitosamente farei um contraponto ao Renato.
Eu entendo o que ele diz, mas sou “antigo” e gosto de ler.
É silenciosamente conveniente quando se está no meio de outras pessoas, à noite na cama, quando vc faz companhia à alguém que assiste TV, nos permite até ler notícias contra Lula e Bolsonaro no meio de Lulistas e Bolsonaristas sem correr riscos de agressão! Hahahahaha
Ler nos transporta à um outro mundo.
Mas, este ano estarei mais para 60 do que pra 50. Já não conto mais.
Nada me impede de continuar escrevendo (sou tão antigo quanto você)
Já estou nos setenta e gosto do silêncio e da imaginação propiciados pela leitura mas, precisamos encontrar formas de atrair mais audiência sem perder a essência do que o site se propôs a fazer - não ser imprensa.
Se os vídeos curtos atrai o pessoal devemos usar esse canal de informação também. O YouTube garante uma excelente audiência. As rádios também estão utilizando imagem para tentar manter audiência e sobreviverem.
O próprio celular é mais utilizado para chamadas de vídeo do que exclusivamente áudio.
O mais importante é garantir a perenidade do site.
Abs!
Vídeos, nem assisto, mas conto menos ainda que você.
Eu também não assisto
Bom dia, Diogo. Vídeos talvez sejam o indicado pelos especialistas, mas eu particularmente gosto de textos curtos. Mas é meu gosto bem particular, apesar do tempo de sobra para ver vídeos. Priscas eras, eu assinava Veja só para ler sua “coluninha” semanal. Qualquer meio que usarem, eu apoiarei, para que essas resmunguices de vcs não nos deixem.
Os vídeos servem para atrair novos assinantes, que são diferentes dos velhos
Eu também
Apoiaremos.
Agreed
Bom dia? Diogo! Eu ñ sei se vídeos vão garantir alguma coisa, mas eu gosto 😊! (Já teve um teste no começo do ano, né? Um chamado "carniça de Lula" - ñ achei aqui pra confirmar; um sobre IA e Gilmar Mendes - esse eu até mostrei pra minha mãe 😅; e um q o Palmiro fez questão de participar, todo fofo❣)
Ñ sou parâmetro pra nada, mas fiquei com uma conta no Twitter, basicamente por causa de 3 pessoas q gosto muito (ñ precisa dizer, mas o senhor é uma delas); assisto o MC no domingo as 22h (isso é uma baita prova de carinho e amizade!); e torço (muito) pra q esse site deslanche (pra cada um de vcs, para outros e para nós assinantes - por q aí acho q rola um "dia do assinante" 2 x por semana, né??😜).
Ps: se forem fazer vídeos, postem em outros lugares junto c um "para mais...", ñ tenho nada dessas coisas, mas vejo diariamente o qto as pessoas estão amarradas (de forma doentia) em vídeos curtos!
🤗❣
Você é parâmetro para mim, Juliana
❣
Diogo.... muito difícil sabermos qual o "certo" a ser feito, ou o melhor caminho. Vivemos, sempre, de tentivas. Tentar o melhor que se pode é a certeza da consciência tranquila. Acho que o NEIM é a tentativa mais original e objetiva que se pode ter nestes tempos. Que vocês continuem tentando e achando os melhores caminhos. Se for por vídeo, que seja. Sou mais "old fashion" e ainda prefiro ler, pois nos permite abrir mão de fones de ouvidos ou de importunar aos vizinhos. Seja como for, o NEIM é um pouco "rio indo ao mar", já não se pode deter naturalmente. Deus abençoe vocês, seu trabalho e suas escolhas! Parabéns!
O algoritmo é invencível. Podemos experimentar qualquer formato, mas sempre vamos perder
Como trabalhador no ramo da tecnologia (sou engenheiro de software), infelizmente tenho que concordar.
Enquanto tiver alguém ajustando os parâmetros sobre o que entra e o que sai, ele será invencível.
Como exemplo, AI aprende apenas baseado no que vc oferece como parâmetro, logo, não é 100% inteligente pq é presa ao algoritmo. Se isso é bom por um lado (pode nos manter vivos, e não é teoria da conspiração) nos amarra à “AI” que gera soldados nazistas negros :(
Exato!
Sigamos amigos do NEIM
A amizade continua igual
Diogo, não é só o Toffoli (o q já não é pouca coisa), é tanta coisa degradada no Brasil, em tudo, q até a nossa indignação diária e profunda acaba tb caindo no lugar comum. Noutros tempos, não muito distantes, escândalos do porte da canetada indecente do Toffoli abalavam a republiqueta bananeira, q ainda guardava algum pudor. Hoje está tudo normalizado, tudo é relativizado, deglutido, e de escândalo em escândalo tornamo-nos um país completamente apodrecido. Mas eu não culpo apenas os podres poderes, não, se chegamos até esse grau de infâmia foi pq deixamos. A polarização maldita e os interesses mesquinhos fizeram do Brasil essa pocilga. E nós deixamos.
Seu post de novo deixa no ar um preâmbulo de despedida, o q é muito triste. Vc é a alma do NEIM, do q ele representa. Se meu apelo servir, eu peço: não desista. A gente sabe q em tudo existe um custo, seja financeiro, seja de esforço pessoal, e às vezes realmente não dá p ir adiante.
Talvez um pouco mais de resistência, voltar à mesma agilidade do princípio, mais textos, não precisam ser longos, mais diretos (não é preguiça de ler, é disponibilidade). Não sei se vídeos vão ajudar, é um instrumento já banalizado, todo mundo posta vídeos e depende muito da qualidade p despertar o interesse.
Enfim, querido Diogo, se vc desistir, saiba q tem um bocado de gente q vai ficar muito chateada. Abração
Cara Maria Cristina, não estou pensando em desistir, mas o site precisa se pagar, e é isso que estamos tentando fazer
Q bom, Diogo! Escreva mais, a gente agradece!
Vídeo ou texto, para mim o importante é o conteúdo. Seja qual for o meio, não desistirei de minha assinatura. Espero sinceramente que não desistam de mim. Vocês são importantíssimos para a democracia.
Nosso empenho é total, Luis
concordo
,🤜🤛
Muito bem,disse tudo.
<sarcasmo>
Como assim "degradante"?
Toffoli salvou da opressão nazista de Moro honestos políticos, que apensas tiveram campanhas financiadas com dinheiro de propina (portanto a democracia já não existia de fato há 30 anos).
Ele salvou nossa democracia de fascistas como Moro e Deltan, que queriam falir gigantes nacionais irrepreensíveis, a mando da CIA.
Onde já se viu prender diretor da Petrobras com 100,000,000 de dólares na Suíça?! Que país é esse se não fosse Dias Toffoli?
Se não fosse o grande Dias Toffoli estaríamos todos hoje sob o jugo de fascistas, tendo posts censurados, com um legislativo cheio de corruptos, e com notórios corruptos a solta.
Ainda bem que há Dias Toffoli, sem eles estaríamos num mato sem cachorro!
</sarcasmo>
PS: o nosso grande Volney Faustini recomendou o livro recém publicado "Lava a Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil"
Autora: Lígia Maura Costa
Entrevistas muito interessantes tanto com advogados de corruptos, todos com a mesma historinha nojenta, com procuradores tanto brasileiros e da Suíça e do Peru. Muito bom livro.
https://www.amazon.com.br/Lava-Jato-Bastidores-Investigação-Anticorrupção/
Tem razão, Henrique. Acho que eu estava bêbado quando escrevi isso (a embriaguez não é uma referência ao Toffoli, evidentemente)
Bom dia, bem Diogo gosto muito de ler suas palavras desde de a veja (últimas páginas) não sou muito fã de vídeos nem curto nem longos mas se é pra acrescentar assinantes vamos lá.
A ideia é essa, mas duvido que dê certo
🫵 anda muito pessimismo. Força aí, tua caneta é poderosa 😏
Bom dia Diogo. Eu, particularmente, gosto de textos curtos e direto ao ponto. Vídeos na mesma linha: curtos, temas delimitados e audíveis, com pitadas de espirituosidade e humor. Tem informação em excesso na mídia e o NEIM tem que filtrar o que interessa para não cansar o leitor. Acho o site muito referenciado. Uma linha editorial mais focada nos grandes temas de política e cultura prenderia mais os assinantes. Penso eu. Sucesso! Um abraço
A ideia do NEIM é essa: ser um filtro
Vídeos curtos, até 10 min. Da sua tela de Pc com a narração enquanto navega por jornais e sites de imprensa inclusive exterior ( sem mostrar conteúdo pago). Fazendo uma varredura dos mais importantes.
Outros vídeos sobre cultura, mas sempre com algum convidado nacional. Sempre mostrando um pouco do trabalho, direto na tela mesmo.
Em todos os casos seu rosto no canto da tela, narrando. E o do convidado junto quando houver.
Outros seriam entrevistas rápidas com assinantes mesmo.
Ótimas sugestões, Marcelo
Apesar da escrita ser mais elaborado que a fala , não tem todas as dimensões do vídeo , a não ser que você escreva um romance . No vídeo , facilmente se percebe as emoções , tons de voz , expressões faciais , as pausas , dinâmica , interação entre pessoas entre muito mais efeitos que possibilitam captar de uma maneira mais divertida o conteúdo .
Não acho que substitue porém se completam .
Sou péssimo em vídeo, mas a tentativa vai ser didática
Bom dia!
Acho que o Diogo poderia fazer como o Sergio Sacani: ser a ponte entre um assunto complexo-no caso a política- e o povão. Aparecer em tudo o que é podcast e criar seu próprio programa de entrevistas semanais.
Só tenho o NEIM, Kildary. E o MC
Bom dia! Na era do tic tok ler tornou-se cansativo, além do que, vídeos tornam o diálogo entre escritor e o seu público mais próximo e ao ver a pessoa que apresenta a narrativa ou imagens sobre o que está sendo apresentado pode destacar confiança e credibilidade. Vivemos os tempos das imagens. É o que penso.
Foi a grande discussão do Renascimento: a primazia da imagem sobre a palavra. Fiz um livro sobre isso, que vai ser publicado no fim do ano
Boa tarde, Diogo. Eu pessoalmente prefiro ler, porque é mais fácil em algumas circunstâncias, mas acho válido vocês tentarem fazer alguns vídeos (curtos, de preferência). Espero que o site continue, porque é nossa única chance de ouvir algo diferente dos comunicados de imprensa que grassam por aí. Muito sucesso para vocês e muito obrigada pelo que fazem por nosso malfadado país.
Posso garantir uma coisa, Tereza: os vídeos serão curtos
Ótimo, obrigada!