37 Comentários

Eu gostaria de saber o que aconteceria se os whatsapps de Daniela Lima, Natuza Neri, Miriam Leitão fossem hackeados.

Expand full comment

Você iria encontrar comentários de uma depreciando o cabelo de uma outra pelas costas, a terceira se vangloriando de ter divertido Janja com memes, a quarta achando o máximo a "barrigada" da colega pra posar de legal na turma, troca de receitas, dicas para emagrecer, indicações de antidepressivos e por aí iria.

Expand full comment

Talvez fotos comproMETEDORAS, das ditas cujas, lambendo partes das fontes amigues .

Expand full comment

Que texto pica. Um míssil certeiro na moribunda imprensa canarinho (quiça a mundial)!

Expand full comment

A mundial também anda patinando. Você acompanha? Pois é

Expand full comment

Cereja do bolo desse texto: "O jornalismo brasileiro tem lado. O lado de dentro da lixeira".

Irretocável.

Expand full comment

A parte sobre garotos de recado de autoridade e fontes é um chute nos bagos. Vejo as manchetes e chamadas e imagino a quem interessam . Triste , pura falta de ética e competência.

Expand full comment

O que posso dizer sobre este texto ?

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Expand full comment

Não entendi p/ quê essa afirmação "a turma da Lava Jato não era intelectualmente sofisticada". What's the point? O q isso tem a ver c/ a imprensa moribunda? Cada vez q havia uma nova fase, o pessoal da força tarefa convocava as coletivas de imprensa e as perguntas eram respondidas ali, em tempo real, s/ whatsapp e s/ intermediários. Havia honestidade e transparência, qualidades q depois os detratores passaram a chamar de espetacularização.

Deixem a Lava Jato fora disso.

Expand full comment

"A turma da Lava Jato não era intelectualmente sofisticada" tanto na operação de investigação dos crimes de corrupção quanto na relação com a imprensa.

Séria, a turma teria que ter sido eficiente e discreta no desempenho de seu trabalho. Afinal, se cometesse um deslize que fosse tendo em vista quem investigava, tal pisada na bola seria usada à exaustão pelos investigados para anular tudo na Justiça.

Mal comparando, seria como a PM dar uma botinada numa porta de favela, encontrar toneladas de droga e os presos escaparem de condenação pelo fato da polícia ter entrado no barraco sem mandado de busca.

O problema também diz respeito ao fato da turma ter se empolgado, plantado outdoors elogiosos a si mesma em beira de estrada, ficado valente e autoconfiante em excesso, investido no "não me deixem sozinho" populista de um Collor da vida etc ao invés de se limitar a fazer um trabalho minucioso de modo a conseguir emparedar os criminosos sem deixar nada vulnerável que os bandidos pudessem usar para escapar de condenação. E a turma deixou muito flanco aberto. Foi por aí que os advogados dos corruptos entraram.

A turma fez muito estardalhaço indevido, gritaria exibicionista, amava um holofote, não bastasse o teor "nitroglicerina pura" que investigava. Óbvio que iria ter reação. É aquilo: "tudo o que você disser poderá ser usado contra você". No caso, os acusados tinham muita coisa para usar contra a turma. E usaram. Pois é

Já no quesito relacionamento com a imprensa, esta se limitou a ficar reproduzindo os discursos empolgados da turma sem cumprir seu papel crítico. Afinal, se ela tem conhecimento de que a PM deu uma botinada no barraco e entrou ali sem mandado, por mais que a polícia tenha encontrado drogas, sua ação não é amparada pela lei. O "jornalismo profissional" nunca cumpriu seu papel diante dos animados procuradores. Foi tão leviana como eles.

O resultado está aí

Os macacos velhos iriam, óbvio, saber explorar essa "ingenuidade" da turma que estava chegando agora. E souberam.

Que tal sirva de lição pra todo mundo

Expand full comment

É a sua opinião, respeito, porém não concordo em absolutamente nada. O pessoal da força tarefa era, sim, tremendamente sofisticado e competente, eles esmiuçaram e foram fundo em crimes financeiros complexos, criaram pontes e conseguiram provas c/ bancos no exterior e colaborações c/ órgãos governamentais. Não eram uma turma de aloprados juvenis querendo se exibir.

Foi justamente por excesso de competência nas investigações q a Lava Jato passou a ser desmantelada, pq chegou perto de gente muito poderosa. Nos outros países onde a Lava Jato chegou as investigações e punições não foram enterradas como aconteceu no nosso ordinário país tomado por corruptos.

E foi c/ a disposição de mostrar ao público tudo o q estava acontecendo e sendo descoberto q a Lava Jato conseguiu um amplo apoio popular q lhe permitiu ir mais fundo ainda.

Não queira imputar ao grupo q trabalhou na Lava Jato a responsabilidade pela queda da operação, todos sabemos por quem e por quê a operação foi reduzida a pó.

Sempre ouço essa hipocrisia das pessoas falando c/ ar superior dos "erros da Lava Jato", s/ dizer exatamente quais foram os tais erros e, qdo tentam dizer alguma coisa, é a babaquice de sempre de quem fica sentado assistindo de camarote s/ sequer imaginar a extensão e dificuldade do trabalho q estão criticando.

A Lava Jato, de longe, foi a única coisa boa q aconteceu no Brasil em décadas. Moro e Deltan foram os rostos mais conhecidos, mas havia muitas feras ali. Meu reconhecimento e gratidão a essas pessoas serão eternos, não tenho memória fraca.

Muita gente tb ridiculariza a operação e seus mais notórios membros devido aos diálogos hackeados da vaza jato. Os tais diálogos q nunca foram periciados e muitíssimo provavelmente foram editados, mas passaram a prevalecer como verdade absoluta. Conversas banais, q sequer sabemos se realmente aconteceram, foram amplificadas e tratadas como se tivessem nuances criminosas.

O erro não é da Lava Jato, é nosso, q não tivemos competência e força p/ defender o q poderia ter sido o passaporte p/ a libertação. No fundo, a maioria dos brasileiros convive bem c/ um certo grau de corrupção, mas aí virá outra discussão, um eco secular de como foi formado o caráter (ou falta dele) de nosso povo.

Expand full comment

"O pessoal da força tarefa era, sim

tremendamente sofisticado e competente

eles esmiuçaram e foram fundo em crimes"

Não foram.

Ninguém é mais crítico a Reinaldo Azevedo do que eu, mas ele está coberto de razão quando aponta que o Ministério Público NÃO COMPROVOU no processo contra Loola relativo ao triplex a prova provada de que a cobertura e reforma no cafofo "fubango", segundo o outro, era propina de empreiteira por contrato superfatutado com a Petrobras. Limitou-se a fazer a acusação e não apresentou a prova dessa triangulação. E era obrigação do MP corroborar tal com prova nos autos, coisa que nunca fez. O advogado de Loola berrou isso desde o início. Foi ao ponto

O triplex foi o pagamento pelo contrato superfatutado? Óbvio. Todo mundo que tem mais de 13 anos sabe disso. Mas não basta "saber" disso. Tal tinha que ter sido demonstrado por "A mais B resultou em C" nos autos pelo MP, como assinante do NEIM até já reivindicou aqui que essa "zona de interesse" demonstrasse tal igualmente em seus posts quando fala de variados assuntos. E o MP não cumpriu mesmo essa obrigação na ação. Reinaldo Azevedo está certo nesse caso. E, com razão, apontava também na época que condescender com isso era abrir a porteira para o abismo e vale tudo. E ele estava certo nesse aspecto

"E foi c/ a disposição de mostrar ao público tudo o q estava acontecendo e sendo descoberto q a Lava Jato conseguiu um amplo apoio popular q Ihe permitiu ir mais fundo ainda".

Não foi apoio popular que permitiu que a Lava Jato fosse mais fundo em investigação alguma. Dá a impressão de que investigações só podem avançar se caírem nas graças do povo. Que estado de coisas é esse?

"Não queira imputar ao grupo q trabalhou na Lava Jato a responsabilidade pela queda da operação, todos sabemos por quem e por quê a operação foi reduzida a pó."

Que a turma fazendo o trabalho que fez deixou flancos abertos a serem explorados tanto pela defesa dos acusados como também por aqueles que queriam o encerramento da operação, tal é incontestável. O grupo tem, sim, responsabilidade TAMBÉM na" queda da operação". Ninguém disse que a turma foi a única responsável por tudo ter ido pro saco. Mas que o grupo foi, sim, "juvenil" diante de gente que está aí há muito mais tempo, tal è flagrante. Vide os apuros que Moro vive hoje. Tal deriva do quê? Da mesma ingenuidade adolescente da turma da Lava Jato diante da realidade. Foram jantados.

"Sempre ouço essa hipocrisia das pessoas falando c/ ar superior dos "erros da Lava Jato", s/ dizer exatamente quais foram os tais erros e, qdo tentam dizer alguma coisa, é a babaquice de sempre de quem fica sentado assistindo de camarote s/ sequer imaginar a extensão e dificuldade do trabalho q estão criticando".

Sobre os "erros da Lava Jato", um deles - gravíssimo - já foi apontado acima. Reinaldo Azevedo, o advogado de Loola e outros já apontavam tal desde o início. E vários outros erros foram também muito apontados na imprensa desde sempre.

Já sobre a suposta ausência de imaginação dos críticos dos erros da operação que nunca teriam refletido sobre "a extensão e dificuldade do

trabalho" que criticam, que espécie de argumentação é essa?

Está sendo dito que críticos da operação, diante dos erros que testemunharam, deveriam "fazer a egípcia", olhar para o outro lado e se calar por causa da "extensão e dificuldade do trabalho" que os promotores são pagos com dinheiro dos desdentados pra cumprir e NÃO FIZERAM de modo livre de críticas? Ora...

Só espero que você nunca seja réu num processo de 40 volumes e milhares de páginas a ser apreciado por um juiz com milhares de outros ainda para sentenciar também.

Quando diante do seu caso volumoso e sobrecarregado de trabalho, o magistrado der uma sentença qualquer mal fundamentada por causa da "extensão" da sua ação e "dificuldade" de trabalho dele soterrado por vários outros casos, você não poderá reclamar da desatenção e falta de apuro e cuidado do juiz na apreciação do seu processo.

Se na ação do triplex tendo por réu um figurão como LulE e que estava sendo acompanhada por todo o país, Moro não teve a pachorra de ser atento e cuidadoso, podemos imaginar o que acontece então nos casos dos desdentados anônimos

Expand full comment

👇

"Extensão e dificuldade de trabalho" não são desculpas para ninguém ser relapso, preguiçoso, desatento, irresponsável e leviano. Onde já se viu?

Ainda mais com o salário nada pequeno que essa gente ganha trabalhando, entre outras regalias, no ar condicionado e sendo sustentado pelo couro dos desdentados. Ora...

"A Lava Jato, de longe, foi a única coisa boa q aconteceu no Brasil em décadas" .

A Lava Jato está longe de ser "a única coisa boa" que aconteceu nesse país em décadas.

Mas teria sido uma se, como disse o outro, não tivesse sido atravessada pela fantasia megalomana, vaidosa e descolada da realidade da turma que a constituiu, que delirou uma "cruzada de limpeza", alimentou um "espírito do jacobinismo, do restauracionismo robespierriano", Investiu na "estratégia de terra arrasada (de começar tudo de novo do zero) para limpar a política, separando os bons dos maus, os puros dos impuros, por mecanismos extra-políticos (e, em boa medida, antipolíticos)".

E em tendo ido fundo em tal delírio, COMPROVADAMENTE, você ainda reclama ser dito, com acerto, que não se poderia TAMBÉM "imputar ao grupo (...) a responsabilidade pela queda da operação". Ora...

Os "diálogos hackeados" - reveladores da qualidade das figuras envolvidas na Lava Jato - são, por sua vez, coisa menor na história toda.

Muito maior e mais grave é o sentimento aberrante que atravessou toda a operação, apontado pelo outro e também por mim acima. Os diálogos são nada comparados ao espírito gravíssimo que moveu aquela roda - tão grave ou mais do que a corrupção que alegava combater

Já com o "erro" ter sido mais "nosso" do que da Lava Jato, do fato de, "no fundo, a maioria dos

brasileiros conviver bem c/ um certo grau de

corrupção" (incluindo os membros da operação que sempre conviveram bem com a "corrupção" que também patrocinaram por seu lado), concordo. É isso aí mesmo.

Expand full comment

Hehehe, estou na dúvida se vc é advogado, patologista, ou ambos, tamanho o empenho em tentar provar q meus argumentos são furados. Fez isso um a um, notável. Não estou em uma cruzada probatória, penso q não estamos em um tribunal, mas, cá entre nós, eu não citaria jamais Reinaldo Azevedo. Pega muito mal, sabe?

Não sou doutora em direito, nem mesmo rábula, posso dizer apenas q acompanhei atentamente todas as fases da Lava Jato e seus desdobramentos, bem como o cenário político no durante e no depois e o qto tudo isso influenciou o desfecho da operação.

As idas e vindas de entendimento por parte do STF são auto-explicativas.

Dito isso, reafirmo, concorde vc ou não (guarde o bisturi), pois é a MINHA convicção: a Lava Jato foi a melhor coisa q aconteceu em décadas. É o q sinto, é o q penso, uma certeza q me acompanhará até o meu último dia.

Expand full comment

Sim. A Lava Jato foi ótima também. Expôs a existência de uma empresa com simplesmente um departamento de propina estruturada. Isso resume o Brasil. Do mesmo modo como as "idas e vindas" do STF dizem do país também. A derrapada dela, no entanto, foi ter se arvorado a querer promover uma limpeza da política por meios fora da política. Foi de uma pretensão gravíssima. Esse gesto dela foi escandaloso, muito grave e o cerne da questão está todo nele. O calcanhar de Aquiles da operação está nisso. Por isso a equiparação da coisa à própria corrupção. Por que os nazistas que engendraram o holocausto não foram simplesmente fuzilados depois da guerra? Porque cometer tal seria dar vitória à lógica criminosa que os delinquentes tentaram instalar no mundo. Por isso foi muito importante que tivessem sido julgados, que provas dos seus crimes tivessem sido apresentadas em tribunal, tivessem tido a oportunidade de se defender e tivesse havido uma sentença estabelecida não por qualquer um e nem mesmo por quem sofrera na mão deles. Eis o X da questão. É isso que está em jogo. E não um grupo a se arvorar a dizer quem vive e quem morre na política. Isso é coisa de... nazista. É preciso estar atento ao mundo que está sendo instituído. Não pode ser de qualquer jeito que se pode tentar corrigir desvios. Mundo de Loola eu não quero e tampouco o de Bolsonaro. E também não serve o da turma da Lava Jato. Assim como não tem serventia o que está posto pelo STF. Com todos os graves defeitos, e fico bem à vontade para falar tal porque não existe ninguém mais crítico ao fulano do que eu, mas nesse aspecto Reinaldo Azevedo é bem melhor. Pois é

Expand full comment

Augusto de Franco (@augustodefranco) no Twitter em 03/04/24:

Não sou lavajatista, embora tenha apoiado a iniciativa da Lava Jato (não, não são a mesma coisa). Publiquei dezenas de artigos mostrando os perigos para a democracia de cruzadas de limpeza (sejam nacionais, religiosas, étnicas ou éticas). Denunciei o espírito do jacobinismo, do restauracionismo robespierriano, da estratégia de terra arrasada (de começar tudo de novo do zero) para limpar a política, separando os bons dos maus, os puros dos impuros, por mecanismos extra-políticos (e, em boa medida, antipolíticos). Mas devo dizer que esse processo movido pelo PT e pelo PL contra Sérgio Moro não tem cabimento: é pura revanche, um julgamento político para consumar uma vingança. E isso também é um ataque ao coração da democracia. Litigância de má-fé derrui as regras não-escritas da democracia, sem as quais o regime democrático não pode prosperar. Que se processe Sergio Moro, se for o caso, pelos erros que ele de fato cometeu, não por motivos fúteis inventados, açulados pelo ressentimento.

Expand full comment

Poupe-me de Augusto de Franco, é da turma dos limpinhos q fica em cima do muro. Ele reconhece q o processo movido por PT/PL contra Moro é absurdo, mas (tem q ostentar virtude e imparcialidade) deixa em aberto q pode ser justo processá-lo.

Prefiro a análise de Felipe Moura Brasil q dissecou o voto do relator favorável à Moro. O relator derrubou e fulminou a peça politiqueira dos acusadores e é isso q realmente importa e precisa ser dito. O resto são platitudes de quem nada acrescenta.

Expand full comment

"Turma dos limpinhos" é ótimo.

🤣🤣🤣

É o mesmo que dizer que o grupo da Lava Jato não foi tomado por aquela empolgação juvenil descolada da realidade movido pelo delírio "agora vai".

Foi. Mas pro buraco

Como recomendava Nelson Rodrigues aos jovens, "envelheçam".

PS: feliz em encontrar aqui quem considere Felipe Moura Brasil. Muita gente aqui o acha chato

Expand full comment

Excelente

A imprensa tem lado, o lado de dentro da lata do lixo! Adorei essa frase....sem querer dar spoiler.

Expand full comment

A imprensa honesta hoje, é feita de rarissimas excecoes. A maioria é ser rastejante 🤢

Expand full comment

Quais seriam elas, Maria Casella? *pergunta desprovida de tom irônico

Expand full comment

Sao poucos os jornalistas. Poucos e bons! CD /MS / FMB /O Antagonista / Crusoe/ Rodrigo Silva/ Diego - O Bastidor/ WW….

Expand full comment

Obrigado; entretanto, não entendi/desconheço as siglas...

Expand full comment

Então tá. Quando morrer de verdade avise para o velório, pois escuto esse papo de que o jornalismo morreu há uns 20 anos. E mesmo assim, os sites que não são imprensas vivem citando a imprensa todos os dias.

Expand full comment

Foi na jugular dessa gente hipócrita, para dizer o mínimo.

Expand full comment

Texto espetacular. Um dos melhores que já li.

Expand full comment

Perfeito 🎯

Expand full comment

Quase todos discipulos de Ricupero: "O que é bom a gente fatura, o que é ruim, esconde"

Expand full comment

Muito bom

Expand full comment

Ótima leitura. 👏🏻👏🏻

Expand full comment

Assino embaixo. 👏🏻

Expand full comment