6 Comentários
Avatar de User
Avatar de Eduardo Sternick

Isso explica apenas parte da questao. Como a Prof Bloomfield explica o fato de que essas mesmas elites europeias tenham foco seletivo em Israel e nao manifestam o mesmo interesse nas injustiças presentea mundo afora como o drama dos curdos e a agressao turca, o genocidio do povo sirio sunita, sudao, agressao continuada ao povo venezuelano por um presidente e asseclas bolivarianos ligados ao narcotrafico, a sequestro do libano pelo Hizbollah e as politicas agressoras do Iran?

Expand full comment
Avatar de Lucas Libanio

Impressionante como a "elite intelectual " sempre se suicida.

Expand full comment
Avatar de Greko

A atitude anti Israel já passou há muito tempo de qualquer justificativa filosófica para o descaramento e a safadeza pura e simples. Acredito que eles nem consigam nem elaborar essa infantilização dos "doces bárbaros" palestinos. É muito sofisticado pra esses boçais. Eles atacam virulentamente Israel por sentimentos mais baixos mesmo: racismo, inveja, ódio irracional, frustrações mal resolvidas, vaidade desmedida.

Com essa ralé não há diálogo. É enfrentar, ridicularizar e, quando muito assanhados, tacar na cadeia.

Expand full comment
Avatar de Maria  Renata Casella

Mas eles são bárbaros!

Expand full comment
Avatar de Humberto Aguiar

O enorme Carlos Rangel cantou essa pedra há umas décadas no recentemente relançado “Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário:.

https://www.amazon.com.br/Fal%C3%A1cias-Am%C3%A9rica-Latina-Selvagem-Revolucion%C3%A1rio/dp/8595810591

Expand full comment
Avatar de Paulo Cesar

Texto muito bom. Apenas discordo da afirmação da autora neste extrato: "Enquanto as elites ocidentais não [...] reconhecerem todos os indivíduos como agentes morais plenamente responsáveis, [...]". Embora eu entenda a intenção dela, acho que se esqueceu dos inimputáveis, como os deficientes mentais.

Expand full comment