#László Krasznahorkai
Leia o ensaio da nossa colunista Vivian Schlesinger sobre o ganhador do Nobel de literatura desde ano
O Prêmio Nobel de Literatura de 2025 é concedido ao autor húngaro László Krasznahorkai, “por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”. — NobelPrize.org. Thu. 9 Oct 2025.
O romance de estreia do escritor húngaro László Krasnahorkai, publicado em 1985, foi imediatamente reconhecido por sua originalidade.
A Laszló Krasnahorkai é atribuída a criação de um novo gênero literário, que modifica a estrutura, função, narração e linguagem do romance.
No livro de Laszló Krasnahorkai há um outro nível de pareamento entre estrutura e função, como indica o título, que quer dizer tango de Satã.
O livro de Laszló Krasnahorkai salienta o perigo da devastação causada por um regime totalitário, do niilismo, da indiferença, da covardia.
_________
Sátántangó
László Krasznahorkai
Tradutor: Paulo Schiller
Companhia das Letras, 2022
232 páginas
Parabéns a Krasznahorkai - e à você também Vivian que com visão aguda e antenada no mundo da literatura se antecipou à premiação. Mais um gol e desta vez de placa!!
Não é a primeira vez que a Vivian antecipa uma premiação. Só mesmo uma leitora como ela para identificar o que vale a pena no mundo dos livros. Eu demorei (ufa! Uma vida) para conhecer a boa literatura e através das suas sugestões ganhei muito, foram excelentes descobertas.
E mais- rsrsr: penso que a Academia deveria consultá-la! Ganhariam muito e poupariam tempo para classificar os melhores.